Jaicós: Câmara Municipal realiza Sessão Fúnebre em homenagem ao oficial de Justiça Adão Joaquim de Sousa “seu Adão”

Os vereadores de Jaicós realizaram na tarde desta sexta-feira (7.abr) a Sessão Solene Fúnebre que homenageou oficial de Justiça aposentado, Adão Joaquim de Sousa, conhecido na comunidade jaicoense como “seu Adão”, que faleceu às 16h de ontem, quinta-feira (6.abr) no Hospital São Marcos em Teresina

O ato solene, aberto pelo presidente da Casa, Ednaldo da Farmácia (PSD) foi realizado no Plenário deputado Humberto Reis da Silveira, sede do Poder Legislativo do município, com a presença dos vereadores, Bosquinho, Robim; vereadoras, Mocinha e  Francisca de Manim; familiares e amigos.

Visivelmente emocionado o neto e “filho” do homenageado, Dr. Adão Neto, falou em nome da família.

“Meu pai, ele tocava no amor incondicional, nos pequenos gestos, não dizendo ‘eu te amo’. Ele me ensinou que me amava quando eu chegava da faculdade, muitas vezes 11h30 da noite, ele estava esperando na praça.Ele me ensinou o que era amar quando ele já me disse que deixaria de fazer qualquer feira ou venderia a própria casa para comprar qualquer livro que eu necessitasse para estudar. Ele me ensinou o que era amar quando ele  acreditou num jovem que tinha autoestima baixa, que muitas não acreditava em si próprio. Ele me fez ter essa confiança e essa força, não só mas pelo que ele dizia, mas pelo que ele me mostrava com as atitudes.”

O vereador Antônio Robert o “Robim” (Progressitas) iniciou dizendo que a casa fazia uma justa homenagem.

“Seu Adão prestou um grande serviço a população de Jaicós,  aos familiares, à Justiça no nosso estado e principalmente de Jaicós. Conhecia muito bem seu Adão, porque ele era uma pessoa amiga do meu avô, do meu tio Humberto, e ele sempre falava em sua casa daquele amigo, daquela pessoa sincera, honesta, que depositava toda a sua confiança. E isso foi repassado para os filhos e netos como uma pessoa de bem. Jaicós perde com a morte de seu Adão”.

Pastor da Primeira Igreja Batista de Jaicós, Ednaldo de Souza, ao discursar, lembrou das palavras do neto do homenageado.

“As palavras do Dr. Adão me fez lembrar de algo importante, de   alguém que investiu na sua vida e deixou uma grande herança. A última herança que seu Adão deixou foi a educação para o seu neto, que agora vai honrar essa herança trabalhando que em prol da defesa do povo da nossa cidade, da qual ele foi tão defensor. E eu fiquei ali observando, vai mais um pedaço da nossa Jaicós. Cada pessoa que parte desta cidade é como se arrancasse um pedacinho do coração de Jaicós.”

O vereador João Bosco Evangelista o “Bosquinho” (PSD), iniciou externando os pêsames à família em nome de Adão Neto e destacou o caráter do homenageado.

“A imagem que eu ‘Bosquinho’ tenho e que vou levar para toda minha vida de seu Adão, é de um homem sério, guerreiro, o qual todos os familiares tem todo orgulho dele, pois ajudou toda a familia. Foi um grande servidor da Justiça. Possivelmente era um dos mais antigos oficiais de Justiça ainda com vida. Mas, Deus o chamou. Tenho certeza que está em um bom lugar.”

Durante a sessão a Câmara Municipal de Jaicós leu um pequeno histórico sobre o homenageado.

O Senhor Adão Joaquim de Sousa nasceu em 09 de março de 1925 e casou-se com a senhora Cecília Ribeiro de Sousa (in memorian), com quem teve 08 filhos, destes, apenas cinco se encontram vivos: Francisco de Sousa Reis, Maria Ceci Ribeiro de Sousa Reis, Maria Zita de Sousa Morais, Olavo Ribeiro de Sousa e Consuelo Maria de Sousa, mãe do neto que leva o seu nome Adão Joaquim de Sousa Neto, aquém também seu Adão criou como filho. Deixa ainda mais 21 netos, 35 bisnetos e 08 tataranetos.

Figura marcante na sociedade jaicoense seu Adão prestou relevantes serviços ao município de Jaicós na qualidade de Servidor Público do Estado do Piauí como oficial de Justiça por 45 anos, sem gozar de férias, e na sua rotina de trabalho muitas vezes caminhava a pé ou a cavalo para Picos e até Simões, para intimar pessoas dos atos processuais. Em Jaicós, sua residência é ponto de referência, já que fica localizada no popular bairro Alto de Adão.

Após a Sessão Solene Fúnebre o corpo de Adão Joaquim de Sousa foi conduzido em cortejo até o Cemitério Municipal Campo da União, onde foi sepultado.

Todas as imagens:

Por Portal Saiba Mais

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9417-2542

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais