Prefeitura de Jaicós ofertou curso de qualificação em Atendimento Pré-hospitalar para a equipe do Samu

Durante o mês de setembro a equipe do SAMU de Jaicós participou da renovação do curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), ofertado pela Prefeitura de Jaicos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Nos dias 31 de setembro e 1º de outubro, 16 profissionais foram a Teresina para a realização das aulas práticas.

O objetivo da formação foi atualizar os profissionais sobre os procedimentos voltados para Atendimento Pré-Hospitalar.

O atendimento pré-hospitalar é aquele realizado por um profissional da área da saúde, com o intuito de prestar a primeira assistência a vítimas de acidente ou acometidas por emergências clínicas (por exemplo, acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio, convulsões).

Esse atendimento inclui a realização de procedimentos adequados à situação da vítima e seu transporte para uma unidade de pronto-atendimento. Em Jaicós, o atendimento pré-hospital é realizado pelo SAMU, que funciona 24 horas por dia, 7 dias na semana, através do número 192

O gestor do município, Neném de Edite de Saúde, destacou a importância de qualificar os profissionais do Samu de Jaicós.

 “Sempre pensando no bem-estar da população, do paciente que venha a precisar de um serviço de urgência e emergência, como o serviço do Samu, mais uma vez nossa gestão ofertou o curso de Atendimento Pré-Hospitalar de uma empresa de Fortaleza, que é responsável por essa qualificação, onde investimos R$ 8.180,00. Eles, inicialmente, fizeram o curso online durante o mês de setembro, e dias 30 de setembro e 1º de outubro foram a Teresina, onde realizaram as aulas práticas. Como eles lidam com vidas diariamente, eles tem que estar sempre se qualificando para socorrer melhor a população jaicoense”, disse.

O prefeito acrescentou ainda que durante a estadia dos profissionais do Samu em Teresina, todos ficaram hospedados em pousadas, com todas as despesas mantidas pela prefeitura, e ressaltou que todos receberam o retroativo da enfermagem.

A coordenadora do Samu de Jaicós, Iandra Fontes, explicou sobre o curso de qualificação ofertado para os profissionais o APH.

“O Ministério da Saúde determina  que todos os profissionais que  trabalhem no Smu tem que ter o curso de Atendimento Pré-Hospitalar. Esse curso tem validade de apenas de dois anos. Então uma cada  dois anos ele tem que ser renovado né, porque sempre existem as atualizações, atualizações sobre reanimação cardiopulmonar, urgências traumáticas e urgências clínicas. Então, quem lida diretamente com essas urgências, tem que estar em constante capacitação.

Além do curso obrigatório de APH de todos que os profissionais do SAMU fazem a cada dois anos, a gente também conta com núcleo de educação permanente dentro da base, onde a gente acaba treinando para se aperfeiçoar cada vez mais nas realizações de manobras, visando prestar um atendimento de qualidade para população.”

 

Por Portal Saiba Mais


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais