Jaicós está entre os municípios suspeitos de Covid-19; hospital local nega morte de paciente por coronavírus

Foi divulgado em redes sociais nesta quinta-feira (19.mar) de que uma mulher, não identificada, teria sido atendida no Hospital Florisa Silva de Jaicós no dia 18 de março, com os sintomas do coronavírus, e transferida para o Hospital Regional Justino Luz em Picos, onde veio a falecer ontem, quinta-feira (19.mar).

Diante da repercussão a direção do Hospital Florisa Silva emitiu uma nota, onde nega que tenha ocorrido a morte de uma paciente com suspeita do coronavírus e esclareceu que “Uma paciente idosa foi encaminhada ao Hospital Regional Justino Luz em Picos, na quarta-feira, 18 de março, com suspeita de Infarto Agudo do Miocárdio e veio a óbito na quinta-feira, 19 de março”. Este foi o primeiro caso.

No segundo caso a nota diz que: “Paciente sabidamente asmática, apresentando sintomas de síndrome gripal e dificuldade respiratória, com histórico de contato com pessoas sem sintomas, proveniente de área de risco para coronavírus, foi encaminhada ao HRJL, onde se encontra em observação”, informou.

Veja a nota abaixo: 

O Piauí registrou nesta quinta-feira (19.mar) os três primeiros casos confirmados de infecção por Covid-19, o novo coronavírus. De acordo com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), até o momento, 25 municípios investigam casos tidos como suspeitos, dentre eles, o município de Jaicós, como mostra o mapa do CIEVS abaixo:

Brasil tem 7 mortos e 635 casos de Covid-19 em 21 estados e no DF

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 18h40 desta quinta-feira (18), 635 casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil em 21 estados e no Distrito Federal. O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na tarde desta quinta, contabiliza 621 infectados. O Piauí identificou os três primeiros casos da doença no estado.

Duas mortes foram confirmada no Rio de Janeiro nesta quinta-feira pela secretaria de Saúde. Em São Paulo, foram registradas cinco mortes até o momento pelo governo estadual, o que eleva ao total de óbitos no Brasil para sete. O Ministério da Saúde registrou quatro mortes em SP e duas no RJ.

“Casos de coronavírus devem triplicar no Piauí”, diz superintendente da Saúde

Na manhã desta sexta-feira (20/03), o programa Bom Dia Meio Norte conversou com o superintendente de Atenção Integral à Saúde da Secretaria de Saúde do Piauí, Herlon Guimarães, que falou sobre os dados do Coronavírus no Estado.

No início da noite de ontem, a Secretaria de Saúde divulgou um boletim onde foram confirmados três casos da doença na capital. “Ontem fechamos o boletim com 106 casos notificados sendo que tivemos três confirmados no nosso estado, estamos ainda com 65 casos sendo avaliados”, declarou Herlon.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

Coronavírus: como lavar as mãos da forma ideal?

É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas dessas situações:

Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença — Foto: Infografia/G1

Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença — Foto: Infografia/G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *