Jaicós: Gestão do prefeito Neném de Edite se destaca na proteção às crianças e adolescentes e recebe Selo Unicef

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) concedeu hoje (8) o Selo Unicef a Jaicós e mais 430 municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira, pelo esforço para proteger os direitos de crianças e adolescentes. As cidades se destacaram por ações que promoveram nas áreas de saúde, educação e assistência social.

No total, 1.924 municípios de 18 estados participaram da iniciativa, que compreendeu o intervalo de 2017 a 2020. No período, 1.735 municípios implementaram a estratégia Busca Ativa Escolar, programa lançado pelo Unicef em 2017, que tem por objetivo mitigar os fatores que contribuem para a exclusão escolar, isto é, que impedem crianças e adolescentes em idade escolar de frequentar as aulas.

Além disso, 573 municípios realizaram ações para diminuir o número de crianças e adolescentes com dois ou mais anos de atraso escolar. Ao todo, 683 prefeituras capacitaram professores sobre inclusão de crianças com deficiência por meio de educação física.

De acordo com o Unicef, entre 2016 e 2019, o percentual de estudantes dos anos finais do ensino fundamental público com dois ou mais anos de atraso escolar caiu 10,7% em todo o país. Nos municípios da Amazônia e do Semiárido, a redução foi de 11,9%, índice superado pelos municípios que aderiram à iniciativa da entidade, que foi de 12,5%. Entre os municípios que ganharam o selo a queda foi ainda mais expressiva, de 15%.

A Articuladora do Selo Unicef no município de Jaicós, Jasmira Leal, comentou a aprovação:

“Muito feliz, um trabalho de formiguinhas, expectativas e responsabilidade grande. Gratidão a Deus e a todos que se esforçaram ao máximo para chegarmos até aqui, com esse resultado, com essa vitória. Jaicós município aprovado Edição 2017-2020, isso significa que todos os Direitos das Crianças e Adolescentes estão sendo garantidos e  que todas as Secretarias envolvidas (Educação, Saúde, Assistência Social, Comunicação, Cultura e Esporte, CMDCA e Conselho Tutelar) cumpriram seu papel, atingiram suas metas.

Agradeço aos adolescentes do NUCA e a Mobilizadora Mikaelle, que muito contribuiram realizando as ações com dedicação e amor. Nossos encontros sempre foram muito proveitosos e divertidos.

Ao prefeito Ogilvan Oliveira (Neném de Edite), o meu eterno agradecimento, pelo compromisso, dedicação, companheirismo e apoio em todos os momentos em prol do tão sonhado Certificado do Selo Unicef-Edição 2017/2020.

Finalizo agradecendo de modo especial a Comissão Intersetorial pelo compromisso na realização de todas as ações exigidas pelo Selo Unicef.

Parabéns a minha querida Jaicós pela conquista do Selo Unicef-Edição 2017-2020. Uma Nova História!”, finalizou.

 

Por Portal Saiba Mais

Com informações da Agência Brasil

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *