Jaicós: III Conferência Municipal debate os avanços e garantias da Saúde Mental no SUS

Com o tema central: “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, a Prefeitura de Jaicós, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira (28.jan) na Câmara de Vereadores, a III Conferência Municipal de Saúde Mental.

Participaram da  mesa de honra da conferência a secretária municipal de Saúde, Audeli Coutinho, o presidente do Conselho Municipal de Saúde,  José Ribamar Coelho Rodrigues Júnior, os palestranstes do evento, a psicóloga clínica, Catarina de Carvalho Leal, o assistente social, Sidney Eduardo; o secretário municipal de Educação, Antônio de Pádua (Tontonho), a coordenadora do CAPS Jaicós, Mikaelle Teixeira e a conselheira tutelar, Edinéia Ribeiro.

Após citar o tema da conferência, a secretária de Saúde, Audeli Coutinho, abriu o evento dizendo.

“Vivemos dias difíceis, todos nós somos cientes, somos bem conhecedores da real situação que passa o município,  o país e até mesmo o mundo, onde as situações da saúde mental aumentaram não só no município de Jaicós. Os atendimentos no CAPS aumentaram, as demandas da equipe multiprofissional também aumentaram. Hoje, nos nos cálculos que já fizemos, os atendimentos tiveram quase 50% de aumento e com certeza do CAPS, não foi diferente”, e, referidno-se ao evento disse “estamos aqui, hoje, para discutir política  de saúde mental. Esse tema será muito debatido entre vocês e os palestrantes no decorrer desta tarde”, e ao concluir exclamou “sejam todos bem-vindos!”

Durante a programação foram abordados pelos palestrantes, a psicóloga clínica, Catarina de Carvalho Leal, o assistente social, Sidney Eduardo,  os quatro eixos contemplados pela temática principal: Cuidado em liberdade como garantia de Direito à cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

No final da tarde, após a plenária principal e a apresentação das propostas dos eixos e deliberações dos grupos de trabalho, foram escolhidos os delegados (as) que representarão o município na conferência estadual: Sidney Eduardo Silva Santos, Catarina de Carvalho Leal e Mikaelle Teixeira.

Imagens do evento:

Por Portal Saiba Mais

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais