Jaicós / Secretaria Municipal de Saúde inicia campanha de vacinação contra sarampo a partir de segunda-feira

A Prefeitura Municipal de Jaicós, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e coordenação de Imunização começa a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo a partir desta segunda-feira (7.out).  A campanha segue até 25 de outubro. A vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, estará disponível em todos as Unidades Básicas de Saúde da Família, nas zonas urbana e rural do município, das 8h às 17h de segunda a sexta. Inicialmente, o foco é nas crianças de seis meses a menores de cinco anos.

“O público-alvo da campanha deve ser levado aos postos de saúde com o cartão de vacina, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose”, ressalta a coordenadora  de Imunização de Jaicós, Joyce Araújo. “O foco, neste momento, são as crianças por serem mais vulneráveis às complicações decorrentes do sarampo”, completou.

Quem deve tomar a vacina – As crianças de seis meses a 11 meses devem tomar a chamada ‘dose zero’. Com 12 meses, a criança irá tomar a tríplice viral e com 15 meses, a tetra viral. Crianças menores de cinco anos (quatro anos 11 meses e 29 dias), terão o cartão de vacinas atualizado e será ofertado a vacina conforme situação vacinal encontrada. Caso a pessoa comprove as duas doses, não é necessário tomar nenhuma a mais, já sendo considerada imunizada.

Sarampo – Os sintomas iniciais de sarampo são febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. São comuns lesões muito dolorosas na boca.

A doença pode ser grave, com acometimento do sistema nervoso central e pode complicar com infecções secundárias como pneumonia, podendo levar à morte. As complicações atingem mais gravemente os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas com imunodeficiências.

Fonte: Portal Saiba Mais

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais