Jovem recebe atestado médico de 302 dias por causa de diarreia; vídeo viraliza nas redes

Na manhã deste domingo (20), o vídeo que mostra o atestado já tinha 2,7 milhões de visualizações e mais de 2.000 comentários

A história de Athirson Gonçalves, um atendente de farmácia de Águas Lindas de Goiás, no Entorno do DF, que procurou na última segunda-feira (14) uma Unidade Básica de Saúde (UBS) por causa de uma diarreia e saiu de lá com um atestado médico de 302 dias viralizou nas redes sociais. Na manhã deste domingo (20), o vídeo que mostra o atestado já tinha 2,7 milhões de visualizações.

“Quando li o atestado a primeira vez, me espantei com os 302 dias e falei: ‘Não, isso tá errado’. Li esse atestado umas três vezes e vi que estava certo”, disse. Ele diz que voltou no dia seguinte ao hospital e o médico com quem se consultou não estava no plantão. “Outra doutora me atendeu e passou outro atestado. Ela disse que não sabia quantos dias o outro médico queria me passar e me deu um atestado de cinco dias”, contou Gonçalves.

@athirsongoncalves

Essas coisa so acontece cmg msm skskksksksk

♬ som original – athirsongoncalves

Gonçalves diz que já está melhor e voltou a trabalhar neste sábado (19). Se o atestado estivesse correto, ele só voltaria ao trabalho em junho de 2024. No entanto, a legislação previdenciária prevê que um funcionário pode se afastar do trabalho por motivo de doença por até 15 dias sem perda de remuneração. Nesse período, a empresa deve custear a ausência do colaborador e abonar as faltas. Passados os 15 dias, o trabalhador é encaminhado a uma perícia no INSS para avaliar se o afastamento poderá ser coberto pelo auxílio-doença.

Repercussão na internet

Gonçalves afirma que não esperava tamanha repercussão do caso na internet. “Acabou viralizando em tudo, e eu fiquei chocado. Jamais pensei que esse vídeo viralizaria, mas, do nada, em menos de 24 horas, já tinha um bocado de visualização, curtida… Fiquei impressionado”, disse o rapaz.

Além das visualizações, a postagem com o vídeo tem mais de 2.200 comentários. Alguns internautas comentaram o fato de o atestado ter o número de dias de afastamento escrito também por extenso. “Ainda escreveu (trezentos e dois) para não deixar dúvidas”, disse uma. “Achei q ele podia ter digitado errado mas tá por extenso no parênteses! [sic]”, comentou outra internauta.
Houve também quem quisesse se consultar com o mesmo médico. “Onde o médico atende, tá me dando diarreia também”, brincou uma internauta. “Minha amiga quer saber o endereço desse médico”, afirmou outra.

Fonte: Carlos Eduardo Bafutto e Rafaela Soares, do R7, em Brasília


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Portal Saiba Mais