Juntos há 46 anos, casal renova votos de casamento todos os anos em locais inusitados no Piauí

A celebração acontece sempre em um local diferente: em uma farinhada, em um matagal ou até no quintal de casa.

Para casais juntos há muito tempo, o aniversário de casamento nem sempre é uma data tão especial para ser comemorada. Já para Judite Pacheco e Francisco de Sousa, ambos de 65 anos e juntos há 46, desde 2018 eles comemoram o aniversário de matrimônio todos os anos sempre de uma forma inusitada. A celebração acontece sempre em um local diferente: em uma farinhada, em um matagal ou até no quintal de casa.

Judite e Francisco são primos. Eles moravam em cidades diferentes e só foram se conhecer aos 18 anos. Quando os dois se viram pela primeira vez, foi amor à primeira vista. Judite e Francisco se casaram no dia 19 de julho de 1976 e tiveram sete filhos.

Contudo, a filha caçula do casal, a estudante Paula Pacheco, contou ao g1 que nem sempre o relacionamento deles foi um mar de rosas. Francisco enfrentava problemas de saúde e tinha o costume de ingerir grandes quantidades de bebida alcoólica nos finais de semana. Em vários momentos, a relação entre os dois e os filhos esteve conturbada.

Casados há 46 anos, idosos comemoram aniversário de casamento todos os anos em locais diferentes no Piauí — Foto: Arquivo Pessoal

Casados há 46 anos, idosos comemoram aniversário de casamento todos os anos em locais diferentes no Piauí — Foto: Arquivo Pessoal

“Ele possuía epilepsia e, na época, não tinha tratamento tão fácil, não tinha médico, era algo muito difícil. Ele ainda bebia muito. Nós, filhos, não tínhamos uma relação tão próxima com ele, era mais com ela. Ele era bem sério, não tinha intimidade com a gente”, afirmou Paula.

Por volta dos anos 2000, Francisco mudou e o relacionamento com a sua amada melhorou. “Ele se transformou em um bom esposo, bom pai, bom avô”, disse a filha caçula.

Começo da renovação dos votos de casamento

 

Judite e Francisco comemorando aniversário de casamento em 2018 e 2019 — Foto: Arquivo Pessoal

Judite e Francisco comemorando aniversário de casamento em 2018 e 2019 — Foto: Arquivo Pessoal

Paula contou que sua mãe guardou o vestido que usou no casamento com Francisco e alimentava um sonho de ver uma filha sua entrando na igreja com ele. Porém, esse sonho nunca se realizou e Judite decidiu, em 2018, usar o vestido novamente para comemorar o aniversário de matrimônio.

“Ela chamou uma de suas netas para tirar as fotos e gravar os vídeos deles”, contou a estudante.

Desde então, a brincadeira de renovar os votos de casamento todos os anos se tornou tradição para o casal. Em 2019, a celebração aconteceu no quintal de casa, no município de Wall Ferraz. No ano de 2020, o aniversário de casamento foi comemorado em um matagal próximo a uma barragem onde Judite lavava roupas. Em 2021, a “festa” do casal foi em uma farinhada de mandioca.

Neste ano, Judite e Francisco decidiram festejar a união deles no Povoado Aba de Serra, Zona Rural de Santa Cruz do Piauí. Para Paula, foi um momento de grande emoção ver seus pais realizando mais um sonho: passar mais um ano juntos.

“A gente pode ser feliz com algo tão simples, com um vídeo, uma foto. Eu fiquei bastante emocionada com o vídeo que eles fizeram”, comemorou.

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

 

Por Aparecida Santana e Laura Moura, TV Clube, g1 PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.