Lula aparece como filiado ao PL; Polícia Federal investiga o caso a pedido do TSE

A Polícia Federal (PF) foi acionada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para investigar a insólita filiação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Partido Liberal (PL), liderado por Valdemar Costa Neto. A investigação segue após a descoberta de que o login de uma advogada do PL foi utilizado para inserir dados falsos no sistema eleitoral.

Curiosamente, Lula, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, foi listado como filiado ao PL desde 15 de julho do ano passado, em São Bernardo do Campo. O caso veio à tona após um levantamento interno do TSE, instigado por um questionamento do jornal O Globo.

O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, percebendo a gravidade do episódio, convocou a PF, apontando “indícios de crime a partir da inserção de dados falsos em sistema eleitoral” e enfatizando o antigo vínculo de Lula com o PT. A investigação revelou que não houve invasão do sistema, mas sim o uso indevido de credenciais válidas, especificamente do login da advogada Ana Daniela Leite e Aguiar, vinculada ao PL.

Ana Daniela preferiu não se manifestar quando procurada pelo O Globo. Por outro lado, Waldemar Costa Neto, presidente do PL, minimizou o incidente, descrevendo-o como uma “bobagem” e justificando que a advogada está autorizada a realizar registros de filiação no TSE. Contudo, levanta-se a suspeita de que os dados da advogada possam ter sido usados por terceiros, visto que o TSE identificou mais de 75 mil acessos ao sistema com o nome dela.

Fonte: Hora Brasília


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais