Lula enfrenta queda drástica de popularidade no nordeste

Popularidade do líder petista começa a cair em seu reduto chave.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), atualmente em seu terceiro mandato à frente do Palácio do Planalto, atravessa uma das suas piores crises políticas. Apesar de ocupar o cargo máximo do Executivo nacional, Lula observa uma preocupante queda em sua força eleitoral por todo o país.

Além de uma ampla perda de capital político nas quatro regiões do Brasil, o líder petista agora também está perdendo apoio em seu tradicional reduto no Nordeste. Esse cenário desafiador, que parecia impensável até mesmo para os mais pessimistas no Partido dos Trabalhadores, contrasta com o amplo respaldo que Lula tem recebido da grande imprensa.

A frequente visita de Lula à região nordestina sugere que o lulopetismo está se preparando para enfrentar uma prolongada turbulência política. Essa atenção exacerbada ao Nordeste indica a preocupação do governo com a crescente rejeição, que se estende por todas as unidades federativas do país, sem exceção.

Os números das pesquisas de opinião recentes refletem a gravidade da situação

Os números das pesquisas de opinião recentes refletem a gravidade da situação

A aprovação de Lula no Nordeste caiu mais de dez pontos percentuais em três grandes levantamentos: Paraná Pesquisas, Ipec e Atlas/Intel. No Paraná Pesquisas, as avaliações ‘Ótimo/Bom’ caíram de 49,3% para 39%, enquanto as ‘Ruim/Péssimo’ saltaram de 23,6% para 30,5%.

No Ipec, os números também seguem a mesma tendência, com as respostas ‘Ótimo/Bom’ despencando de 53% para 43%, enquanto as ‘Ruim/Péssimo’ aumentaram de 13% para 19%.

Essa erosão do apoio político também se manifestou de forma expressiva nas três maiores cidades nordestinas: Fortaleza, Salvador e Recife.

Fonte: Conexão Política


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais