Mais de 3 mil animais foram vacinados durante a Campanha Antirrábica em Jaicós

Encerrou dia 25 de novembro a Campanha de Vacinação Antirrábica em Jaicós. Durante a ação, foram vacinados 3.461 animais, sendo 798 cães e 401 gatos na zona urbana e  1.742 cães e 520 gatos na zona rural.

A campanha foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação de Vigilância Sanitária e Epidemiológica. O Dia D foi no sábado, 18 de novembro, onde foram disponibilizados 04 pontos de imunização na cidade: Policlínica Amélia Crisanto, Posto de Saúde Alberto Bessa Luz, Posto de Saúde Lourdinha Crisanto e Praça Padre Marcos, no período de 8h às 17h.

Na zona rural a vacinação de cães e gatos foi realizada de 21 a 25 de novembro.

Para a coordenadora da Vigilância Sanitária, Lusimária de Moura a “Mara” a colaboração dos tutores, ao atender o chamado, foi fundamental para cuidado imunológico dos animais.

“O mais bonito dessa campanha foi o envolvimento de vários profissionais que se empenharam em vacinar nossos animais, com objetivo de prevenir essa doença tão grave que é a raiva. Nós, da Vigilância sanitária, agradecemos o empenho de cada um e também da população que aderiu à campanha”, e acrescentou “algum dono de cão ou gato que não vacinou, é só nos procurar na Secretaria Municipal de Saúde, na sala da Vigilância Sanitária, pois ainda temos vacina disponível.”

Para que serve a vacina antirrábica?

A raiva é uma doença incurável em cães e gatos que pode ser transmitida para os seres humanos, atingindo de forma agressiva e fatal. Só há uma forma de prevenção: através da vacinação antirrábica.

Daí a importância das campanhas de vacinação contra raiva. A primeira dose da vacina antirrábica para cães é geralmente administrada entre os 3 e 5 meses de vida. Enquanto a vacina antirrábica para gatos deve ser dada entre os 3 e 4 meses com reforço anualmente.

Manter a carteira de vacinação dos animais domésticos em dia é a melhor forma de prevenir contra a raiva.

Por Portal Saiba Mais


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Portal Saiba Mais