Maranhão tem caso suspeito da Varíola do macaco

O homem apresentou febre, dor de cabeça, lesões pelo corpo com coceira e procurou uma unidade hospitalar da rede municipal.

O estado do Maranhão tem um caso suspeito de Varíola do Macaco. A Secretaria Municipal de São Luís informou nessa sexta-feira (10/06) que um homem de 30 anos apresentou sintomas da doença e a equipe de saúde da unidade que ele deu entrada iniciou os protocolos para notificação do caso.  Portal O Dia

O homem apresentou febre, dor de cabeça, lesões pelo corpo com coceira e procurou uma unidade hospitalar da rede municipal no dia 8 de junho. Com a suspeita, ele foi transferido para Hospital Universitário (HUUFMA), onde segue com o quadro de saúde estável e em isolamento.

A Semus informou que já notificou o Ministério da Saúde, foram colhidas amostras do paciente e encaminhadas para análise. Esse é o segundo caso de suspeita de Monkeypox (Varíola do Macaco) no estado do Maranhão. No início um outro caso investigado foi descartado pelas autoridades em saúde.

Varíola dos macacos tem segundo caso suspeito registrado em SC; saiba onde
Imagem: reprodução

Piauí em alerta

Devido a fronteira com o estado do Maranhão, o Piauí entra em alerta para varíola dos macacos. O secretário de Saúde, Neris Machado Júnior, afirmou que o Piauí montará um comitê especial para analisar os casos de suspeita que surgirem.

“A nossa medida principal é a de vigilância. O comitê será formado por cientistas e médicos especialistas nesta área especificamente para que eles possam estar trocando experiências e dialogando com outras secretarias estaduais de saúde. O objetivo é que possamos ter no Piauí e estados do Nordeste ações de maneira padrão para, em caso de alerta, tomar algumas medidas que venham de maneira a atacar a problemática e facilitar a resolução do caso”. disse.

Sintomas da varíola do macaco

A transmissão da doença para humanos pode ocorrer pelo contato com um animal ou um humano infectado, principalmente, por meio de gotículas respiratórias. O período de incubação é de 5 a 21 dias. A pessoa infectada apresenta febre, dor de cabeça intensa, inchaço dos gânglios linfáticos, dor nas costas, dor muscular e falta de energia.

Leia a nota da Secretaria de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) confirma um caso suspeito de Monkeypox (Varíola do Macaco) em São Luís. O paciente é um homem de 30 anos. Ele deu entrada na Unidade Mista do Bacanga no dia 8 de junho onde recebeu atendimento. O estado de saúde do paciente é estável. 

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *