Membros do grupo ‘Voluntários Por Amor’ em parceria com APAPI instalam comedouros para animais de rua em Picos

A ação está sendo desenvolvida em pontos estratégicos que possuem muitos animais abandonados.

Através de uma iniciativa dos membros que compõe o grupo “Voluntários Por Amor” em parceria com a Associação Protetora dos Animais de Picos (APAPI), está sendo desenvolvido um projeto que visa a implantação de comedouros para animais que vivem abandonados nas ruas de Picos. Os membros das ONGs buscam apoio através de doações de materiais para construir os comedouros e alimentos para os animais.

A ONG Voluntários Por Amor é um grupo de amigos que existe na cidade de Picos há cerca de três anos e vem abraçando diversos tipos de causas sociais no município. De acordo com Ruan Lucca que é membro do grupo, ele afirma que a ideia de instalar os comedouros surgiu através de uma sugestão de um dos membros.

“Nos apresentaram essa causa que é a questão dos vários animais que existem nas ruas de Picos e abraçamos a ideia de imediato. Fomos atrás do material para fazermos os comedouros e todo o trabalho foi manual. Depois chegou a fase de colocarmos em prática, ou seja, instalarmos os comedouros nos bairros de acordo com a necessidade”, afirmou o voluntário.

A partir disso, Ruan Lucca, explica que os membros da ONG entraram em contato com a APAPI que já costuma fazer trabalhos frequentes com os animais de rua, para saber quais eram os pontos da cidade onde estes animais costumavam estar mais presentes e em maior quantidade.

“Com a parceria foi possível identificar com mais facilidade os pontos de maior necessidade. Instalamos comedouros no cemitério São Pedro de Alcântara que fica próximo ao Hospital Regional, no bairro Aerolândia, sendo um ao lado da TV Picos e outro na esquina da Avenida Diametral, em frente à Igreja Matriz e outro na frente da loja de Reinaldo Construções”, disse Ruan Lucca.

O projeto ainda está em andamento, de acordo com Ruan Lucca, os membros envolvidos desejam instalar os comedouros em vários outros lugares, como no Centro, Ipueiras, Junco e DNER. “Quem quiser fazer doação de ração ou qualquer outro tipo de doações, pode entrar em contato direto com o pessoal do Voluntários Por Amor pelo Instagram @voluntarioporamor ou então com a APAPI pelo Instagram @apapi_picos”, explicou Ruan Lucca.

Furto de comedouros

Após poucas horas que os primeiros comedouros foram instalados em Picos foi identificado um furto de um dos objetos no bairro Aerolândia, na esquina entre a Avenida Diametral e a Rua da Chesf.

A presidente da APAPI, Sanya Elayne, lamenta o ato de vandalismo e não solidariedade pela causa animal, ao tempo que a presidente ainda afirma que além do comedouro foram roubadas as rações de outros locais que armazenavam comida para os animais. Sanya diz que há meses atrás, alguns comedouros já haviam sido instalados, mas que infelizmente também foram roubados, restando apenas um próximo ao calçadão do Sr. Abraão.

“Precisamos de uma campanha de conscientização para estas pessoas, se elas não gostam dos animais, têm por obrigação de respeitá-los. Impedir que nós os alimentemos é instigar a maus tratos. Deixar de alimentar um animal, porque outros não gostam de certa forma é estimular eles a passarem fome e isto é um crime”, afirma Sanya Elayne.

 

Por Folhaatual

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *