Morre José Santa Cruz, humorista e dublador icônico, aos 95 anos

Criador do personagem Jojoca de A Praça É Nossa e Zorra Total, ele também deu voz a Magneto dos X-Men e Dino da Família Dinossauro

O ator, dublador e humorista José Santa Cruz morreu na noite de ontem, sexta-feira (26/4) no Rio de Janeiro (RJ), aos 95 anos. Comediante veterano da televisão brasileira, Santa Cruz era conhecido por diversos personagens marcantes, como o inesquecível Jojoca de “A Praça É Nossa” e “Zorra Total”, além de ter sido a voz marcante de Magneto nos filmes e animações dos X-Men e Dino da Silva Sauro em “Família Dinossauro”.

A informação foi confirmada pelo bisneto do artista, o dublador Ivan Santa Cruz, através das redes sociais. O perfil oficial do ator no Instagram também publicou uma mensagem em luto, apenas com a palavra “Luto”.

Santa Cruz lutava contra a doença de Parkinson e estava internado com broncopneumonia. Ele deixa a esposa, Ivane Maria Mendes Bastos, com quem foi casado por 72 anos e teve três filhos, já falecidos.

Trajetória Marcante
Santinha, como era carinhosamente chamado pelos colegas, criou o atrapalhado Jojoca, um de seus personagens mais famosos, no humorístico “A, E, I, O… Urca” (1963), da extinta TV Tupi. Jojoca era conhecido por repetir sempre o final das frases de seus colegas de cena, conquistando o público com seu humor peculiar.

Ao longo da carreira, Santa Cruz levou o personagem para diversos programas, como “Beco Sem Saída” (1963-1965), também na Tupi, “A Praça É Nossa” no SBT, “Zorra Total” na Globo e, por último, em “Treme Treme” (2015-2019), no Multishow.

Seu último trabalho na televisão foi como o padre Léo na novela “Espelho da Vida” (2019), na Globo. Na trama, seu personagem era responsável por auxiliar Cris (Vitória Strada) a desvendar os mistérios de sua vida passada, quando foi assassinada como Júlia Castelo.

Com uma carreira de mais de seis décadas, José Santa Cruz deixa um legado de alegria e talento, com sua voz marcante e sua capacidade de dar vida a personagens que marcaram a história da TV brasileira.

Fonte: Terra


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais