Nesta sexta-feira (25) será inaugurada a nova sede do Cejusc e da Audiência de Custódia, em Picos

Nesta sexta-feira (25), o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins, realizará a inauguração da nova sede do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e da Audiência de Custódia da comarca de Picos, instalados na avenida Getúlio Vargas (bairro Centro). A solenidade contará com a presença do governador do Estado, Wellington Dias, conciliadores, mediadores e demais autoridades dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, com início às 9h.

O projeto arquitetônico foi executado em conformidade com a Resolução n° 114/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre “o planejamento, a execução e o monitoramento de obras no âmbito do Poder Judiciário”. O investimento foi de 3.341.955,86, com recursos oriundos do Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário do Estado do Piauí (Fermojupi).

De acordo com o desembargador Sebastião Ribeiro Martins, a finalidade da obra “é oferecer condições mais adequadas de trabalho aos magistrados e servidores, bem como uma melhor prestação jurisdicional à população local”.

O prédio, construído em uma área total de 1.482,20m², é segmentado em dois pavimentos. No pavimento térreo está a Audiência de Custódia e no bloco superior, o Cejusc. Cada bloco possui área de 741,10m². O edifício conta com estruturas de acessibilidade: rampas, elevador, banheiros, balcão de atendimento e portas dimensionadas com os vãos adequados.

Estrutura

A área da Audiência de Custódia é composta por recepção, secretaria e sala de audiência, salas destinadas às equipes multidisciplinares (enfermeiro, médico legista, assistente social e profissionais da psiquiatria/psicologia), gabinete do juiz, Núcleo de Penas Alternativas, Ordem dos Advogados do Brasil e áreas de apoio como copa, depósito, despensa e banheiros para atender o público. Também há  cela e locais para atendimento ao preso, em atenção à resolução que normatiza as Audiências de Custódia.

Já o bloco do Cejusc conta com espaço administrativo, auditório com capacidade para 72 pessoas, sala do juiz, Coordenação de Cidadania, Coordenação de Conflitos, Diretoria, Justiça Restaurativa, salas de mediação, além de salas destinados aos órgãos auxiliares, Defensoria Pública do Estado, Ministério Público Estadual e Ordem dos Advogados do Brasil.


 
Fonte:Tribunal de Justiça do Piauí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais