Municípios

Nível do rio Parnaíba sobe e atinge cota de atenção em Floriano, alerta CPRM

O nível do rio Parnaíba chegou a cota de atenção nesta quinta-feira (22). De acordo com o boletim do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba emitido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a profundidade do rio na estação de monitoramento atualmente é de 453 centímetros.

A cheia do rio Parnaíba em Floriano pode estar relacionado ao aumento da vazão do reservatório de Boa Esperança, no município de Guadalupe. Na última segunda-feira (20), a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou que elevaria de 800 para 1300 metros cúbicos por segundo o volume da saída de água.

Além de Floriano, o rio Parnaíba também segue na cota de atenção em Luzilândia com 4,87 metros. Apesar disso, a previsão do órgão de monitoramento é que esse valor suba nas próximas horas e chegue aos 4,97 metros, ainda abaixo da cota de alerta.

Em Barras, o nível do rio Marathaoan está com 4,02 metros de profundidade e permanece na cota de alerta. A expectativa é que o curso de água sofra elevação do nível em um centímetro nas próximas oito horas, permanecendo abaixo da cota de inundação.

Por fim, o rio Longá também continua na cota de alerta em Esperantina com 6,67 metros. A tendência é que o nível do afluente se mantenha estável nas próximas horas caso não ocorram novas chuvas mais intensas ao longo da bacia do Parnaíba.

O boletim do CPRM leva em consideração os dados hidrológicos da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA), que se baseiam em modelos hidrológicos.

Breno Moreno/Cidade Verde (Com informações do CPRM)

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9417-2542

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais