O IFPI abre quase 4 mil vagas em cursos técnicos gratuitos em diversos campi

O edital do Exame Classificatório do Instituto Federal do Piauí (IFPI) foi lançado nesta quarta-feira (03/11). O teste selecionará alunos para ingresso em 3.955 vagas nos cursos técnicos da instituição no primeiro período letivo de 2022. Essa edição marcará o retorno da aplicação de provas presenciais. Outras novidades são a redução do valor da taxa de inscrição e a ampliação do número de candidatos que serão isentos do pagamento da inscrição.

Nesta edição, as vagas estão sendo ofertadas para os campi dos municípios de Angical, Campo Maior, Cocal, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Pedro II, Picos, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina, Uruçuí e Valença. Os cursos técnicos do IFPI são gratuitos e ofertados em três formas: integrada ao ensino médio, para quem já pode estar concluindo, em 2021, o ensino fundamental; concomitante, para quem vai cursar, em 2022, o ensino médio em outra instituição; e subsequente, para quem tiver concluído o ensino médio até a data da matrícula.

De acordo com o reitor Paulo Borges da Cunha, o IFPI dá mais oportunidades a quem precisa de uma educação gratuita e de qualidade. “Estamos avançando na vacinação da população e, de forma segura e gradual, as nossas atividades presenciais estão sendo retomadas. Assim, no Exame Classificatório, voltaremos com a aplicação das provas e estamos garantindo uma taxa de inscrição justa, observando os prejuízos financeiros que muitas pessoas tiveram por conta da pandemia ”, disse o reitor.

Inscrições
Os candidatos escolhidos se inscreverem no Exame Classificatório, no endereço eletrônico  selecao.ifpi.edu.br , de 12 de novembro a 12 de dezembro. O pagamento da taxa de inscrição, que teve o valor reduzido para 20 reais, pode ser feito até 13 de dezembro.

Isenção
As vagas referentes à isenção do pagamento da taxa de inscrição, nesta edição passam a corresponder a 20% do total de vagas ofertadas. O candidato oriundo da rede pública pode solicitar isenção no período de 3 a 5 de novembro. Para isso, deve acessar o  selecao.ifpi.edu.br , cadastrar os dados, responder o questionário socioeconômico, anexar a documentos listados no edital e selecionar o Campus ao qual pretende concorrer. As solicitações passarão por análise e o resultado será divulgado no dia 11 de novembro.

A aprovação no processo de isenção não corresponde à inscrição no Exame Classificatório. Os candidatos que aceitam sua solicitação deferida devem obrigatoriamente realizar a inscrição do tipo “isento” para o Campus e curso que desejam concorrer.

Nome social
O IFPI oferece a possibilidade do candidato transexual, travesti ou transgênero pedir o uso de nome social, designação pela qual se identifica e é socialmente reconhecida. O pedido obrigatório o uso do nome social, em  selecao.ifpi.edu.br , de 3 a 5 de novembro, anexando os documentos obrigatórios no edital, digitalizados, em arquivo único em PDF.

Heteroidentificação
Obrigatoriamente, os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas passarão por um procedimento de heteroidentificação, que consiste em uma análise a ser realizada por uma Banca de Validação de Autodeclaração Étnico-racial.

O candidato que não enviar os documentos fornecidos dentro do período estabelecido no cronograma do edital ou tiver sua solicitação de heteroidentificação indeferida e sua inscrição será remanejado para concorrer às vagas de ampla concorrência.

Provas
As provas do Exame Classificatório serão aplicadas no domingo, 16 de janeiro de 2022. Os centros de aplicação de prova serão solicitados a partir do dia 12 de janeiro. A prova contará com 60 questões, sendo 30 de Língua Portuguesa e 30 de Matemática. O resultado final será divulgado a partir do dia 4 de fevereiro.

Confira o lançamento ao vivo do edital do Exame Classificatório 2022-1


Fonte: IFPI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *