Francisco Macêdo e sete municípios do Piauí ainda não registraram casos de Covid-19

O novo coronavírus já chegou a 96% dos municípios do Piauí. Segundo os dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), das 224 cidades, a covid-19 ainda não foi registrada em oito.

Os municípios estão localizados em sua maioria na região Sul. São eles: Arraial, Cristalândia, Riacho Frio, João Costa, Canavieira, Francisco Macedo, Jardim do Mulato e Nova Santa Rita.

Com uma população de quase 5 mil habitantes, Riacho Frio fica a 865km ao Sul de Teresina. Lá, o prefeito Adalberto Mascarenhas, o Betim (PSB), chegou a decretar lockdown por 15 dias.

“Bem no começo nós decretamos lockdown por 15 dias. Agora temos barreiras sanitárias na entrada da cidade, onde os carros que entram passam por sanitização e as pessoas têm as temperaturas medidas. Temos o controle de todas as pessoas que entram no município e elas são testadas e ficamos monitorando a quarentena delas”, disse o gestor.

Em Arraial, todos que chegam ao município para permanecer muitos dias ficam de quarentena por 14 dias. O comércio, que já retornou às atividades, só funciona até 13h.

“O comércio funciona até uma hora da tarde e realizamos também a barreira sanitária. Quem chega no município fica 14 dias de quarentena. Quem vai só para ficar o dia, como fazer uma entrega, tem o horário determinado para sair”, disse o prefeito Numas Porto, do PT.

Em Jardim do Mulato, localizada a 140km ao Sul de Teresina, a gestão municipal mandou confeccionar e distribuiu para a população, 5 mil máscaras. O número é superior a quantidade de habitantes, pouco mais de 4 mil.

“Mandamos confeccionar 5 mil máscaras e doamos para a população. Isso foi muito importante. A população tem ajudado muito usando máscara. A equipe acompanha o comércio para manter o distanciamento social. Com frequência fazemos a higienização dos locais públicos. Sempre que detectamos alguém com sintomas nós vamos logo testando. Isso tem dado resultado”, disse o prefeito de Airton Veloso (PT).

“Baixamos vários decretos seguindo as recomendações do estado e pedindo a equipe de vigilância para notificar o pessoal e conversar com donos de bares. Para nós aqui é uma satisfação muito grande não ter nenhum caso de covid-19. A população vem colaborando demais. Conseguimos segurar a entrada de ônibus e vans com os decretos. Conseguimos segurar a população para evitar viagens. Nossa equipe de saúde também ajuda muito. Aqui ninguém entra sem fazer teste. Chegando de Brasília tem que ficar de quarentena”, explica.

Hérlon Moraes/Cidade Verde

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *