Padre Walmir reúne vereadores da base e veta apoio ao pré-candidato Araujinho

Prefeito pediu aos aliados que se decidam se vão ficar com ele ou preferem apoiar o pré-candidato do PT.

Por José Maria Barros/Informa Picos

O prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), convocou os vereadores da base aliada para um conversa decisiva sobre o apoio deles ao pré-candidato ao Palácio Coelho Rodrigues, empresário Francisco da Costa Araújo Filho, o Araujinho (PT), com quem o gestor rompeu politicamente após alguns desencontros.

A conversa entre o Padre Walmir e seus aliados aconteceu na manhã de ontem, 27 de julho, no Palácio Coelho Rodrigues. Estavam presentes também o Procurador Geral do Município, advogado Maycon Luz; Chefe de Gabinete, Civaldo; diretora do Ciem, Maria Santana; secretário do Desenvolvimento Econômico, Rômulo Costa e o pré-candidato a vereador e ex-tesoureiro, Raniery Lima (PCdoB).

Segundo apurou a reportagem do Informa Picos, a conversa do Padre Walmir foi franca. Ele não apoia mais a pré-candidatura a prefeito do empresário Araujinho e queria saber dos aliados à posição de cada um em relação à sucessão municipal.

Em síntese, o Padre Walmir quer saber se os aliados, principalmente os vereadores que participam da administração com a indicação de secretários municipais e cargos comissionados, vão segui-lo em sua decisão ou se preferem continuar a apoiar a pré-candidatura de Araujinho (PT) ao Palácio.

Convocados

Dentre os que foram convocados para a reunião com o Padre Walmir estão os vereadores José Luís de Carvalho (MDB) e Raimundo Nunes Ibiapino, o Renato (PT). O primeiro indicou a filha Sara Maria de Sousa Carvalho para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, além de outros cargos em comissão.

Também foram convocados os vereadores Antônio Afonso Santos Guimarães Júnior, Afonsinho e José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho, ambos do MDB. O primeiro indicou dois secretários municipais. Seu pai Antônio Afonso Santos Guimarães para a Defesa Civil e Aurino Antônio Nunes Guimarães para Agricultura e Abastecimento. O segundo fez a indicação da esposa Antônia Maria de Sousa Leal para a Secretaria de Finanças.

Foram convocados ainda os vereadores Wellington Dantas (PT) e Valdívia Santos, ambos do PT, que também indicaram cargos na administração do Padre Walmir. Valdívia foi a responsável pela nomeação do seu genro, Antônio Airton de Carvalho, para a Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

Dos vereadores da base aliada com indicações políticas na gestão do Padre Walmir somente dois não estiveram com o gestor para a conversa. O presidente da Câmara Municipal de Picos, Hugo Victor Saunders Martins e Evandro Lima de Moraes, o Evandro Paturi, ambos do PT. O primeiro indicou a mãe, Maria da Glória Saunders Martins para a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social e o segundo fez a indicação de Wesley da Silva Barros Bezerra para a Secretaria Municipal de Obras.

Represália

Fontes com bom trânsito no Palácio Coelho Rodrigues garantiram que, caso os aliados não sigam as orientações do Padre Walmir e mantenham o apoio à pré-candidatura de Araujinho, haverá represália por parte da gestão, começando pela demissão dos indicados para cargos em comissão, inclusive, secretários municipais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *