Para estimular a doação de sangue, Hemopi de Picos promove Concurso de Fantasia

O Hemocentro Regional de Picos está realizando um concurso de fantasias que tem como objetivo incentivar a população a realizar doação de sangue no período do Carnaval, momento que o estoque de bolsas de sangue fica abaixo da média.

Como não haverá feriado, devido à pandemia da Covid-19 e os decretos tanto do governo do estado como da prefeitura municipal de Picos, que proíbem festas durante este período, o Hemopi da cidade pensou uma estratégia para atrair mais doadores e assim reforçar o estoque.

Segundo a Coordenadora do Hemocentro Regional de Picos, Karla Cristina Guimarães, a ideia de realizar o concurso de fantasias surgiu na sede do Hemopi de Teresina e os Hemocentros Regionais abraçaram a ação.

“A gente teve essa iniciativa vindo da Coordenação de Captação Geral de Doadores do Hemopi de Teresina para a gente abrir esse espaço aproveitando o Carnaval, pois todos os anos a gente tinha a nossa comemoração, bloquinho de Carnaval dentro do Hemopi para comemorar a data com os nossos doadores em um momento de confraternização. Mas devido à pandemia não poderemos realizar este ano, então foi uma maneira que a gente pensou para aumentar as nossas doações”, destacou a coordenadora.

Karla explicou quais são os requisitos necessários para participar do concurso. “A pessoa deve se dirigir até o Hemopi, portando documento original com foto, fazer sua ficha de inscrição, comparecer devidamente fantasiado com fantasia de carnaval, tirar uma foto no momento da coleta, postar marcando o Hemopi Oficial e a foto mais curtida vai ter uma premiação”, afirmou.

Prêmio

O prêmio será um fone de ouvido com microfone + ring light para celular. A foto deve ser postada entre os dias 12 e 16 de fevereiro, só serão válidas fotos onde a pessoa aparece efetivamente doando sangue e vestida na fantasia. Não serão aceitas fotos somente nas dependências do Hemocentro e o perfil deve ficar aberto para que a foto apareça na # e possam ser contabilizadas as curtidas.

Requisitos básicos para doar sangue:

– Ter entre 18 e 69 anos. Jovens a partir dos 16 anos já podem doar caso tenham autorização do responsável. O Termo de Consentimento está disponível no site do Hemopi para impressão.

– Estar bem de saúde sem sintomas de gripe ou resfriado;

– Não estar em jejum;

– Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas, sem ingestão e bebidas alcóolicas nas últimas 12 horas e sem fumar por no mínimo 2 horas antes da doação;

– Pesar acima de 50kg;

– Portar documento de identidade com foto e válido em todo o território nacional.

Observação

Em relação às pessoas que já tomaram a vacina contra a Covid-19 e querem doar sangue devem aguardar 48 horas após aplicação da vacina se recebeu a Coronavac e sete dias se recebeu da AstraZeneca.

 

Por JP on line

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *