‘Passo a bola aos governadores’, diz ministro do Turismo sobre Carnaval

‘Quero assistir de camarote ao que os governadores e os prefeitos vão fazer’, diz Gilson Machado

A realização do Carnaval em 2022 é uma decisão que caberá a prefeitos e governadores. A afirmação é do ministro do Turismo, Gilson Machado, que foi entrevistado na sexta-feira 26 no programa Os Pingos nos Is, da Jovem Pan.

“Eu passo a bola para os governadores e para a Justiça, que foi quem delegou esse poder a eles”, afirmou Machado. Ele se referia à determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) que delegou aos Estados e municípios a responsabilidade sobre medidas de combate à pandemia de covid-19.

“A bola está com eles e eu quero assistir de camarote ao que os governadores e os prefeitos vão fazer”, completou o ministro do Turismo.

Indagado sobre a preocupação global com a nova variante do coronavírus, a Ômicron, detectada inicialmente na África do Sul e já presente em alguns países da Europa, Gilson Machado defendeu a manutenção das medidas sanitárias de prevenção — como o uso de máscaras e álcool em gel.

“A gente não pode abrir mão disso, mas a gente também não pode abrir mão de viver”, ponderou o ministro.

Na quinta-feira 25, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que, no que dependesse de sua vontade, não haveria Carnaval no Brasil em 2022. Ele falou sobre o assunto em entrevista à Rádio Sociedade, da Bahia, quando indagado sobre o avanço da pandemia de covid-19 na Europa.

“Por mim, não teria Carnaval. Só que tem um detalhe: quem decide não sou eu”, disse Bolsonaro. “Segundo o Supremo Tribunal Federal, quem decide são os governadores e os prefeitos. Não quero aprofundar nessa que poderia ser uma nova polêmica.”

Cancelamento do Carnaval

Como noticiado por Oeste, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), afirmou que, pelo menos por enquanto, o Carnaval do ano que vem está mantido na maior cidade do Brasil.

“Anunciar agora o cancelamento pode ser por outros motivos porque quer fazer bonito para alguém, porque não escuta área técnica”, disse Nunes. “Tecnicamente, hoje é incoerente dizer que não vai ter. Ou dizer que vai ter com certeza.”

Até o momento, pelo menos 27 cidades do Estado de São Paulo já anunciaram que não realizarão o Carnaval em 2022. O motivo alegado pelos municípios é que a festa promove aglomeração, favorecendo a propagação da covid-19.

Entre as cidades que confirmaram o cancelamento da festa de rua, estão Suzano, Franca, Ubatuba, Taubaté e Mogi das Cruzes.

Por Revista Oeste

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais