Patos/PI: Saúde municipal realiza ação do Programa Proteja na Creche Tia Maria de Jesus

A Secretaria Municipal de Saúde de Patos do Piauí realizou nesta sexta-feira (18.jun) na Creche Tia Maria de Jesus, na sede do município, nos turnos manhã e tarde, ações dos programas, Proteja, Saúde na Escola e do Crescer Saudável.

As ações foram conduzidas pelas nutricionistas que atendem no município, Leila Kelma e Lélia Maria.

Recentemente, foi implantado em nosso município a Estratégia de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (Proteja), que é uma iniciativa da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Departamento de Promoção da Saúde da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde.

O Proteja

O programa foi implantado recentemente no município de Patos do Piauí e tem como objetivo deter o avanço da obesidade infantil e contribuir para o cuidado e para a melhoria da saúde e da nutrição das crianças, fortalecendo a implementação de ações efetivas.

De acordo com o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), 7% das crianças brasileiras menores de cinco anos estão com excesso de peso e 3% estão com obesidade. Especificamente na Atenção Primária à Saúde do SUS, em 2020, 15,9% dos menores de 5 anos e 31,7% das crianças entre 5 e 9 anos tinham excesso de peso, e dessas, 7,4% e 15,8%, respectivamente, apresentavam obesidade. Considerando todas as crianças brasileiras menores de 10 anos, estima-se que cerca de 6,4 milhões tenham excesso de peso e 3,1 milhões tenham obesidade.

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *