Pesquisa de investigação estima Teresina com 7.697 casos de coronavírus

A pesquisa ocorreu em duas etapas: de 16 a 19 de abril e 24 a 25 de abril. Ao todo, 1.800 pessoas foram testadas em caráter aleatório.

Por Catarina Costa, G1 PI

A Prefeitura de Teresina apresentou nesta quarta-feira (29) os resultados da Pesquisa de Investigação Sorológica, que testou 1.800 pessoas em caráter aleatório. De acordo com os dados, a estimativa é que Teresina tenha 7.697 casos de coronavírus, sendo os jovens os mais infectados (31%).

A pesquisa ocorreu em duas etapas: de 16 a 19 de abril e 24 a 25 de abril. Na primeira, dos 900 pessoas testadas, cinco deram positivos para Covid-19. Já na segunda testou a mesma quantidade e detectou oito casos.

Dos resultados da primeira etapa mostraram Teresina com 4.843 infectados no fim de semana, o que representa 0,56% da população. Para cada um caso confirmado, 100 infectados, sendo os casos confirmados oficiais de 41.

Na segunda etapa, os casos positivos chegaram a 7.697, equivalente a 0,89% da população teresinense. Foi possível observar uma subnotificação de 1 caso para 63, sendo neste período os casos confirmados oficiais de 122.

Pesquisa sobre casos de coronavírus em Teresina ocorreu em duas etapas  — Foto: Reprodução/Instituto Opinar

Comparando as duas etapas houve um crescimento de 59% de casos da primeira para segunda fase. No entanto, uma queda na subnotificação de infectados.

“Possivelmente porque está sendo aumentado a testagem. Essa pesquisa, ao contrário dos outros estados, será feita em Teresina a cada sete dias”, explicou o médico Rodrigo Mello.

Na distribuição dos casos estimados de coronavírus por zonas de Teresina, a maioria das pessoas infectadas está na Zona Leste (38%), seguido pela Sudeste (23%), Sul (23%) e Norte (15%).

 
Distribuição de casos de coronavírus por zonas de Teresina — Foto: Reprodução/Instituto Opinar

Distribuição de casos de coronavírus por zonas de Teresina — Foto: Reprodução/Instituto Opinar

Por sexo, as mulheres representam 54% e os homens 46% dos infectados. Já a distribuição de casos por faixa etária seria:

 
Faixa etária das casos positivos de Covid-19 em Teresina — Foto: Reprodução/Instituto OpinarFaixa etária das casos positivos de Covid-19 em Teresina — Foto: Reprodução/Instituto Opinar

Faixa etária das casos positivos de Covid-19 em Teresina — Foto: Reprodução/Instituto Opinar

A pesquisa também analisou a ocupação das pessoas com cassos positivos de Covid-19. Veja abaixo:
 
Ocupação dos casos positivos de coronavírus em Teresina — Foto: Reprodução/Instituto Opinar

Ocupação dos casos positivos de coronavírus em Teresina — Foto: Reprodução/Instituto Opinar

Durante as coletadas foram levantados dados sobre as doenças pré-existentes dos casos positivos. A maioria (15%) apresenta pressão alta e obesidade e apenas 8% tem asma.

Enquanto aos sintomas apresentados pelos casos positivos de coronavírus, todos os entrevistados declararam sentir mais de um sintoma. Confira abaixo:

 
Sintomas dos casos positivos em Teresina — Foto: Reprodução/Instituto OpinarSintomas dos casos positivos em Teresina — Foto: Reprodução/Instituto Opinar

Sintomas dos casos positivos em Teresina — Foto: Reprodução/Instituto Opinar

As amostras foram coletadas de 78 Unidades Básicas de Saúde (UBS) Urbanas. Quinze equipes de coletas do Instituto Opinar e técnicos Fundação Municipal de Saúde aplicaram os testes rápidos e fizeram visitas residenciais e individuais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *