Piauí começa a emissão digital de documentos e registro de imóveis; saiba como funciona

Serviço visa substituir documentos em papel pelo meio eletrônico.

Já está disponível no estado do Piauí a emissão eletrônica de documentos de registo de imóveis através do Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado (Saec), integrado ao Operador Nacional de Registro de Imóveis. Os usuários cadastrados poderão emitir eletronicamente documentos como certidões de registro de imóveis.

De acordo com o órgão, o objetivo da ação é a substituição do papel pelo meio eletrônico, já que será criado um material totalmente digital, facilitando trabalho dos cartórios extrajudiciais e Vice Corregedoria do estado do Piauí.

Nesse modelo de atendimento já funciona para cartórios do Piauí os seguintes serviços: certidão eletrônica, por meio da qual o usuário pode solicitar certidões aos cartórios sobe o registro de imóveis; e o e-protocolo, que permite o usuário efetuar protocolo de documentos eletrônicos aos cartórios de registro de imóveis.

“Os serviços notariais e registrais estão se modernizando; a ativação desta central irá facilitar e melhorar a prestação dos serviços de registro de imóveis, de modo que o desenvolvimento, a inovação e a inclusão de tecnologias interligadas ao nosso trabalho possibilitarão uma maior eficiência do serviço extrajudicial”, afirmou o vice corregedor Geral do Estado do Piauí, Joaquim Santana.

Por G1 PI

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *