Piauí tem maior taxa de presença no primeiro dia de Enem pelo 4º ano consecutivo

81% dos candidatos no Piauí compareceram à primeira fase do exame. Segundo os dados do Inep, 122.338 se inscreveram para responder à prova no Piauí. Dos inscritos, 99.100 compareceram. ENEM 2019 – DOMINGO (3) – TERESINA (PI) – Candidatos chegam cedo para prova do Enem na Universidade Estadual do Piauí, em Teresina

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo Enem, o Piauí foi o estado com maior taxa de presença no exame em 2019. É a quarta vez que o estado fica em primeiro lugar na lista. 81% dos candidatos no Piauí compareceram à primeira fase do exame.
Segundo os dados do Inep, 122.338 se inscreveram para responder à prova no Piauí. Dos inscritos, 99.100 compareceram neste domingo (3) e apenas 23.238 faltaram. Em todo o Brasil, mais de 5,1 milhões de pessoas se inscreveram para o Enem e 1,2 milhão faltaram.

Mais de cinco mil estudantes do Piauí receberam Passe Livre Enem e puderam usar o transporte público gratuitamente para chegar aos locais de prova. O benefício contemplou estudantes de Teresina e da zona rural e alunos que moram em Timon (MA) e estudam na capital do Piauí.
Candidatos entram na Universidade Estadual do Piauí para fazer a prova do Enem 2019, em Teresina (PI)

Desde 2016, o Piauí é o estado com maior taxa de presença no Enem mesmo se considerando os dois dias de prova. Em 2016, que neste ano aconteceram no mesmo fim de semana, o Piauí também teve a menor taxa, 22,1% do total. Em 2017, a taxa de abstenção foi de 25%. Em 2018, a taxa de abstenção caiu para 21,6%.
O secretário de educação Ellen Gera destacou ainda o trabalho no interior do estado para levar os candidatos aos locais de prova. “Temos apenas 32 cidades com locais de prova do Enem. Então isso exigiu um grande trabalho de logística para levar esses candidatos, já que temos 224 municípios”, disse.

O Piauí foi o 15º estado com maior número de inscritos. Depois do Piauí, a maior taxa de presença na prova foi da Paraíba, com 80,5% de presentes. A maior quantidade de abstenções foi registrada no Amazonas, 31,1% dos inscritos.

Fonte: G1 PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais