População de Guadalupe simula evacuação na área da Barragem Boa Esperança

Simulação é coordenada pela Chesf em parceria com as defesas civis municipais.

A população da cidade de Guadalupe, a 335 Km de Teresina, fará uma simulação de evacuação da área no entorno da Barragem Boa Esperança entre os dias 26 e 28 de maio. A ação é coordenada pela Chesf em parceria com os órgãos de defesa civil municipais e conta, também com a participação dos habitantes de São João dos Patos, no Maranhão.

Guadalupe possui 10.270 habitantes, segundo o último censo demográfico feito pelo IBGE em 2022.

A simulação foi anunciada nesta quarta (15) pela Chesf. A companhia vai iniciar no próximo dia 20 o cadastramento das populações locais para a preparação da simulação. O cadastramento será realizado próximo à Usina Hidrelétrica de Boa Esperança, situada na Bacia do Parnaíba.

Conforme o comunicado emitido pela Chesf, uma equipe de entrevistadores irá passar de porta a porta na casa de cada morador de Guadalupe. “A iniciativa visa traçar estratégia adequada de evacuação e resgate, levando em consideração as características específicas da comunidade local e garantindo uma resposta rápida e eficiente em situações de risco”, disse a Companhia Hidrelétrica do São Francisco.

A Chesf esclareceu que este é um procedimento padrão em todos os seus empreendimentos hidrelétricos. A simulação, segundo a empresa, visa orientar e treinar a população sobre as medidas a serem tomadas no caso de necessidade de retirada preventiva. Vale lembrar que a simulação de evacuação é a última etapa de implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE) e atende à Política Nacional de Segurança de Barragens para “proporcionar uma cultura de mais segurança para todos na região do empreendimento”.

Estrutura de contenção de Boa Esperança

O represamento da Barragem Boa Esperança é feito por uma barragem do tipo mista terra-enrocamento, ou seja, um aglomerado de terra e pedras para sustentar a estrutura. Essa barragem tem altura máxima de 53 metros e comprimento total de 5.212 metros associada a estruturas de concreto.

O vertedouro da Barragem Boa Esperança, isto é, o sangrador da barragem, possui seis comportas com vazão máxima de 12 mil metros cúbicos por segundo.

Fonte: Maria Clara Estrêla/Portal O Dia


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais