Prefeito é cassado a poucos dias de encerrar o mandato em Passagem Franca

O prefeito Raislan Farias dos Santos (PP), de Passagem Franca do Piauí, foi cassado pela Justiça Eleitoral a poucos dias de encerrar o mandato. A decisão, que também vale para o vice Manoel Rodrigues de Lima, é da juíza da 74º Zona Eleitoral Uismeire Ferreira Coelho. O gestor é acusado de ter realizado pagamentos irregulares por meio da conta do Fundeb, o que caracterizaria abuso de poder econômico nas eleições 2016.

Em virtude da proximidade do fim do mandato, a magistrada não convocou novas eleições, devendo assumir o município o presidente da Câmara Municipal, até a posse do prefeito eleito, Saulo Trajano (PSDB).

Em sua defesa no processo, o prefeito – reeleito em 2016 com 52,66% – alegou cerceamento de defesa, inexistência de captação ilícita de sufrágio, decadência, e ilicitude das gravações. No mérito, argumentou que os valores foram para pagamento de servidores efetivos, comissionados, e contratados temporariamente, bem como para fornecedores do município

A juíza declarou o prefeito inelegível por 8 anos, a contar de 2016. Ele ainda foi multado no valor de R$ 30 mil em decorrência da captação ilícita de sufrágio. Cabe recurso na decisão.

 

Por Cidade Verde

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *