Prefeitura de Jaicós inicia com sucesso na localidade Bem-te-vi, o projeto “Saúde na Comunidade”

A Prefeitura de Jaicós, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início neste sábado (19.nov) a um projeto inédito até então no município: “Saúde na Comunidade.”

A ação teve início na localidade Bem-te-vi, que integra a região de abrangência da comunidade Várzea Queimada, zona rural do município, ofertando atendimento médico, avaliação odontológica, fisioterapeuta, psicóloga, enfermeiros, assistente social, técnicos de enfermagem, aferição de pressão, medição de glicemia, aplicação de vacinas e rodas de conversas.

O prefeito Neném de Edite, que esteve presente durante toda a ação, falou sobre a origem e a importância do projeto.

“Quando estive aqui entregando água de casa em casa, observei algumas coisas, e que aqui é uma comunidade grande, bem habitada e senti que era preciso trazer a saúde para mais perto das pessoas, das famílias. Por isso estamos aqui hoje com toda essa estrutura, todos esses profissionais.

Esse projeto vai ter continuidade em mais cinco localidades. Localidades que necessitam de uma maior atenção por parte da saúde do nosso município. A próxima localidade que vai receber esta ação vai ser a localidade Morais, onde elevaremos essa mesma estrutura, com médicos, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, agentes de saúde, agentes de endemias”, disse.

A secretária de Saúde, Audeli Coutinho, também falou da iniciativa do “Saúde na Comunidade.”

“Essa ideia de se elaborar e colocar em prática esse projeto, surgiu através do prefeito Neném de Edite o do vice-prefeito Wesly Bispo, que ao andarem nas comunidades, visitando essas comunidades, perceberam que mesmo existindo a Estratégia Saúde da Família, as unidades básicas de saúde nos povoados, algumas pessoas devido aos distanciamento, a locomoção, esperavam chegar alguma doença para procurar esses serviços. E o objetivo do ‘Saúde na Comunidade’ foi exatamente levar a atenção primária à comunidade.”

A secretária falou sobre os profissionais que foram disponibilizados para esta ação inicial do projeto: “Hoje nós tivemos a presença de dois médicos atendendo, tanto aqui na tenda, como médico fazendo atendimento domiciliar; enfermeiros, coordenadores, técnicos de enfermagem, assistente social e fisioterapeutas”, e frisou “é uma pontapé inicial, mas de grande valia”, avaliou Audeli.

A ação do projeto teve início às 8h com uma roda de conversa com a fisioterapeuta Karina e aplicação de vacina.

Às 9h teve roda de conversa com a enfermeira Rakel Monteiro.

Às 10h teve roda de conversa o assistente social Sidney.

Às 11h teve roda de conversa com o nutricionista Rodrigo.

Às 11h30 teve roda com a equipe do SAMU.

A partir das 8h tiveram início as visitas domiciliares com assistente social, ACS e ACE.

Durante o evento foram feitas avaliação odontológica, teste rápido HIV, VDRL, Hepatite B e C, aferição de Pressão Arterial e teste de glicemia

Das 8h às 12h foram realizadas consultas médicas com a Dra. Luma e o Dr. Rômulo.

Todas as imagens:

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Por Portal Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais