Prefeitura de Jaicós realiza Caminhada pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes e também pela Luta Antimanicomial

A Prefeitura de Jaicós por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com o CRAS e CREAS, Conselho Tutelar, CMDCA e outras entidades, realizou nesta sexta-feira (31.maio), a Caminhada alusiva à campanha “Faça Bonito” a qual chama atenção para o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” e também pela “Luta Antimanicomial” lembrados sempre no dia 18 de maio.

O evento reuniu também alunos, professores e diretores das escolas municipais: Padre David, Francisco Crisanto e Líria Alencar; das escolas estaduais: Aníso de Abreu e Frutuoso Jusselino, como também da Escolinah Pequeno Polegar, da rede privada de ensino.

A Caminhada saiu de frente do CREAS no bairro Serranópolis e percorreu as avenidas engenheiro Ribeiro Gonçalves, desembargador João Mota e Chagas Rodrigues, finalizando na Quadra Poliesportiva Geraldo Matos Silveira, centro da cidade.

Na frente do Bar do Tadeu, no Bairro Serranópolis, o professor e advogado, Pedro Gonçalves falou sobre do objetivo da ação, “É muito importante esse evento em nossa cidade para disseminar informação a essa turminha. Vamos proteger as nossas crianças. Procure o Conselho Tutelar, o pai, a mãe, a professora na escola ou disque 100! Denuncie! É preciso conscientizar as pessoas do perigo e até mesmo dos direitos”, pontuou.

Na praça Geraldo Lélis (praça do Feijão), a pisopedagoga do CAPS, Jaissa Freitas destacou a ação “A caminhada tem a finalidade de chamar à atenção da sociedade sobre a defesa dos direitos de liberdade e de atenção digna e humanitária às pessoas com doenças mentais, sem manicômios”.

Os pacientes do CAPS exibiram cartazes e leram mensagens de conscientização sobre a Luta Antimanicomial.

Na quadra do centro da cidade o prefeito Neném de Edite disse que  o apoio da população tem sido crescente. “A cada ano, a nossa caminhada se transforma, aumenta, e isso é sinal que a sociedade está vigilante à questão do abuso e exploração sexual contra a criança e ao adolescente. Hoje é um dia em que Jaicós se mobiliza dizendo não, para que nossas crianças no futuro tenham dias melhores sem serem abusadas ou exploradas por quem quer que seja. Jaicós está dando o seu recado, mostrando que as crianças estão sendo assistidas, que as crianças estão sendo cuidadas pela gestão municipal”, concluiu.

A secretária de Assistência Social, Karol Menses, destacou a importância da realização da caminhada, “Essa caminhada é de suma importância, porque precisamos alertar à população sobre a prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. E o nosso objetivo é o de proteger essas crianças e jovens, além de conscientizar aos adultos que abusar de crianças e adolescentes é crime, e causa um mal terrível a toda a sociedade”, frisou a secretária.

Para finalizar a ação, jovens integrantes do NUCA e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) fizeram coreografias com músicas  da campanha.

 

 

Fonte: Portal saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais