Previsão de tempo aponta chuvas intensas em janeiro e fevereiro no Piauí

Primeiro mês de 2022 será o com maior volume de chuva, segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

A previsão meteorológica para os meses de janeiro e fevereiro é de chuvas intensas na região Sul do Piauí. Nas regiões Norte e Centro-norte começa o período chuvoso. De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), janeiro será o mês com mais chuva no Sul do estado.

“Mesmo as chuvas dando uma trégua durante essa semana de fim de ano, a previsão é que os temporais aumentem agora nesse mês de janeiro no sul do estado, porque é o mês que mais chove”, explicou.

A meteorologista afirmou que a região Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), terá muitas chuvas em janeiro e fevereiro. E que no Centro-norte e Norte do Piauí o período chuvoso terá início de forma gradativa.

Contudo, o climatologista Werton Costa afirmou que a chuva da véspera de ano novo foi a maior já registrada em Teresina. Continuou a chover na capital durante quase todo o primeiro dia do ano.

No cruzamento da Avenida Homero Castelo Branco com a Rua Eustáquio Portela, bairro Jockey, Zona Leste de Teresina, pelo menos três carros foram arrastados pela força da água.

Uma pessoa morreu após o carro em que estava ser arrastado pela água no bairro Satélite, também na Zona Leste da capital. Havia seis pessoas dentro do carro, e as outras cinco foram resgatadas por moradores da região.

Cerca de 8 famílias tiveram as casas alagadas no bairro Mafrense, Zona Norte, devido às chuvas ocorridas entre sexta (31) e sábado (1º), que causaram o aumento do nível das águas de uma lagoa próxima às residências.

Maternidade do Satélite teve alguns pontos alagados em Teresina — Foto: Reprodução/WhatsApp

Maternidade do Satélite teve alguns pontos alagados em Teresina — Foto: Reprodução/WhatsApp

Foram vários os pontos de alagamentos em decorrência da chuva. A Maternidade do Satélite, na Zona Leste, foi um deles. Fotos e vídeos mostram partes da unidade de saúde com chão coberto por água.

Na Zona Rural, de Altos, município a 41 km de Teresina, um carro com seis pessoas caiu, na madrugada do sábado (1º), em um riacho. Cinco pessoas morreram, todas da mesma família.

O pai, a mãe e os três filhos. A jovem Cristina Lopes, de 19 anos, foi a única sobrevivente da tragédia. Ela foi resgata após um morador da região ouvi-la gritando por socorro.

Governo decreta estado de emergência

Rio Parnaíba transborda em Uruçuí, Sul do Piauí — Foto: Netto Fotografia

Rio Parnaíba transborda em Uruçuí, Sul do Piauí — Foto: Netto Fotografia

O governo do estado decretou situação de emergência na área que abrange o Território de Desenvolvimento Tabuleiros do Alto Parnaíba, que abrange as cidades de Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro e Ribeiro Gonçalves, no Sul do Piauí.

As cidades estão sofrendo após os níveis dos rios aumentarem devido às fortes chuvas nos últimos dias. Muitas famílias ficaram desalojadas e desabrigadas. O decreto de emergência foi publicado no Diário Oficial no dia 27 de dezembro e tem vigência de 90 dias.

De acordo com o documento, ficam autorizadas obras e serviços necessários para providências urgentes no atendimento da situação com hipótese de dispensa de licitação.

Enchentes no Sul do Piauí

No dia 26 de dezembro, 182 cidades do Piauí estavam em alerta laranja. Nas cidades de Uruçuí e Ribeiro Gonçalves, Sul do estado, as chuvas causaram a cheia do Rio Parnaíba. A água atingiu as zonas urbana e rural dos municípios.

Estradas foram interditadas e algumas casas desabaram desde o início das fortes chuvas que começaram no dia 25 de dezembro. No dia 27, um trecho da rodovia PI-247, que liga a cidade de Uruçuí a municípios de Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro, rompeu.

Por G1 PI

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais