PSDB anuncia apoio à candidatura de Simone Tebet à Presidência

O acordo foi firmado nesta quarta-feira, 8. O senador Tasso Jereissati será o vice da chapa

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) pretende anunciar na quinta-feira 9 o apoio à candidatura da senadora Simone Tebet (MDB) à Presidência da República. O acordo foi firmado nesta quarta-feira, 8. O senador Tasso Jereissati (PSDB) será o vice da chapa.

Com o acerto, três partidos — MDB, PSDB e Cidadania — entram na campanha. Essas siglas querem representar a chamada “terceira via”, que tem o objetivo de quebrar a “polarização” entre as candidaturas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em contrapartida ao apoio a Simone Tebet, a cúpula do PSDB exige que o MDB apoie candidaturas tucanas aos governos de ao menos três Estados: Rio Grande do Sul, Pernambuco e Mato Grosso do Sul.

O principal entrave ocorre na disputa pelo governo gaúcho, em que Eduardo Leite (PSDB) renunciou ao cargo no fim de março para viabilizar sua candidatura à Presidência. Ele recuou depois de ser pressionado por grupos ligados a João Doria (PSDB), ex-governador de São Paulo.

A ideia é que o deputado estadual Gabriel Souza (MDB) seja candidato a vice de Leite. O MDB ainda oficializou o apoio ao ex-governador do Rio Grande do Sul, mas importantes líderes do partido, como o ex-senador José Fogaça e o ex-governador Germano Rigotto, se mostram favoráveis ao acordo.

Apesar de ter conquistado a preferência do PSDB, Simone Tabet não tem apoio unânime do MDB. Uma ala do partido, especialmente no Nordeste, quer apoiar Lula. Outra ala, concentrada no Sul, prefere Bolsonaro.

Por Edilson Salgueiro/Revista Oeste

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *