Reconstrução do SUAS é tema da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social em Jaicós

A Prefeitura de Jaicós, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), promoveu nesta quarta-feira (12.jul) a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos, o SUAS que queremos”.

O evento foi realizado no Centro de Convivência do Idoso (CCI) e contou com a presença do secretária municipal de Assistência Social, Oziana Oliveira; da secretária muniicpal de Saúde, Audeli Coutinho; dos ecretário municipal da Educação, Antônio de Pádua; da vice-presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Aldenora Batista Silva; do Assessor Jurídco do Creas, Dr. Pedro Henrique; a presidente do CMDCA, Jaissa Freitas, profissionais e os usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A vice-presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Aldenora Batista Silva, declarou aberta a conferência.

Oziana Oliveira, secretária municipal de Assistência Social, ressaltou que  “A Conferência Municipal de Assistência Social se configura como um espaço democrático, destinado à discussão e formulação de políticas públicas voltadas para essa área.” Ela enfatizou a importância da participação da sociedade e das contribuições de ideias para a melhoria contínua da assistência social no município e ao concluir disse “Agora, daremos mais este passo para consolidar todas propostas elencadas, favorecendo a qualidade e humanização na prestação dos nossos serviços. Contamos com a colaboração de todos.”

A conferência teve como palestrante a assistente social, Márcia Camilo, que abordou o tema “O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. Durante sua explanação, Márcia abordou as mudanças que a política da assistência social teve no decorrer de 18 anos desde a implantação do SUAS e promoveu a reflexão sobre a forma de melhorar, qualificar e ampliar os serviços para atender a demanda da comunidade.

A conferência foi organizada em cinco eixos temáticos, onde todos foram discutidos em grupos.

Eixo 1: Financiamento – Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos à garantia dos direitos socioassistenciais, contemplando as especificidades regionais do país.

Eixo 2: Controle Social – Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas.

Eixo 3: Articulação entre Segmentos – Como potencializar a participação social no SUAS?

Eixo 4: Serviços, Programas e Projetos – Universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos do SUAS.

Eixo 5: Benefício e transferência de renda – A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

Após a discussões e propostas apresentadas durante o evento, foram escolhidos os delegados para a conferência estadual.

Trabalhadores:

Iraneide ferreira de Sousa-Cras (Titular)

Monise Ellen Crisanto Gonçalves- Creas (Suplente)

Usuários:

Neuma da Conceição França (Titular)

marinalva Maria Lopes (Suplente)

Não governamental:

Dilma Pereira da Silva Sousa (Ttular)

Maria Sirlene Lopes Silva Barros (Suplente)

Todas as imagens:

Por Portal Saiba Mais

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais