Rio Parnaíba sobe 26 cm nas últimas horas e pode chegar ao nível de alerta em Teresina

Com as chuvas lançadas em Terina, o boletim de monitoramento do Serviço Geológico do BrasilCPRM) divulgado nesta sexta-feira (25) que será divulgado nesta sexta-feira (25) que o rio Parnaí vem aumentando seu nível e se aproximando da cota de alerta.

De acordo com os gráficos, o nível atual do rio é de 5,28 m, sendo previsto 8 horas para o nível nas próximas 5,38 m, ficando acima da cota de atenção 48 cm e apenas 2 cm abaixo do nível de alerta.

Fonte: CPRM

Já os rios Marataoan e Longá, nos municípios de Fortalezas e Esperantina, respectivamente, a seus níveis. Ontem (24), o boletim do CPRM mostrou que o rio Longá, em Esperantina, estava acima da cota de inundação, superando o nível apenas em 19 cm e o rio Marataoan ficou 13 cm abaixo da cota de inundação.  

Em Esperantina, a cota atual na estação é de 7,02 m, 38 cm abaixo da cota de inundação (7,40 m), portanto, em cota de alerta, devendo nas próximas 8 horas continuar o processo de necessidade e chegar a valores em torno de 6,80 m, 60 cm abaixo da cota de inundação, continuando em cota de alerta.

Já Barras, o nível do rio Marathaoan observado no momento de 4,03 m, 17 cm abaixo da cota de inundação (4, redução de 20 m), sendo prevista a pequena redução do nível nas ocorrências próximas 8 horas, caso não m precipitações no intervalo dessa data previsão, para valores em torno de 4,01 m, ficando abaixo da cota de inundação 19 cm.

Fonte: CPRM

Com alerta à Luzi, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,29 m, em cota de estabilização, com previsão de previsão nas próximas 12 horas, valor de 5,32 m, 32 cm acima da cota de alerta (5,00) m), continuando em cota de alerta.

Em Floriano e Barão de Grajaú (MA), o rio Parnaíba está em cota de atenção com nível nesse momento em 5,78 m. É previsto que o nível de redução nas próximas 8 horas e chegue a valores em torno de 5,52 m.

A estação de monitoramento Fazenda Cantinho II, zona rural de Teresina, apresenta nível nesse momento de 5,71 m, em situação de normalidade. É pequena prevista redução do nível nas próximas 10 horas para valores em torno de 5,47 m, continuando em situação de normalidade.

Rebeca Lima/Cidade Verde

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *