Rússia inicia manobras militares e cerca a Ucrânia

Em resposta, países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) enviaram equipamentos militares a Kiev

Rússia iniciou nesta terça-feira, 26, uma série de exercícios militares em áreas próximo à fronteira com a Ucrânia. Em resposta, os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) reforçaram o envio de equipamentos militares a Kiev. No momento, há três exercícios com tropas e aviões ocorrendo em flancos distintos da Ucrânia, o que reforça o lembrete de Vladimir Putin sobre o que poderia ser feito pelo Kremlin para deixar Kiev de fora do guarda-chuva militar das potências ocidentais.

De acordo com as autoridades russas, as manobras acontecem nas regiões de Volgogrado, Rostov e Krasnodar, no sul do país; e também na Crimeia. Há cerca de 6 mil militares, 60 aeronaves e tanques nessas áreas. Em outra frente, a Rússia participa de exercícios preliminares na Bielorrússia, com uso do sistema de defesa aérea S-400. Ao todo, estão mobilizados aproximadamente 175 mil militares em diversas regiões com acesso ao território ucraniano.

As manobras ocorrem na véspera de uma reunião entre Ucrânia, Alemanha e França, que buscam uma saída para o conflito com Kiev. O encontro deve reeditar o formato que desenhou os dois acordos de cessar-fogo de Donbass, em Minsk (Bielorrússia), em 2014 e 2015. A conversa será em nível diplomático, segundo a Otan. O presidente da França, Emmanuel Macron, conversará com Putin na próxima sexta-feira, 26, para entender as intenções russas.

A guerra bate à porta

Conforme noticiou Oeste, o impasse nas negociações entre EUA e Rússia sobre a situação geopolítica da Ucrânia deixou a Europa à beira de um conflito bélico. As saídas diplomáticas estão se esgotando e a possibilidade de uma guerra não está descartada.

Por Revista Oeste

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais