Seduc institui agente mobilizador do Enem para facilitar inscrições

As inscrições para Enem iniciam na próxima segunda-feira (11), a partir das 10h

Com o objetivo de facilitar as inscrições de alunos da rede pública estadual no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) instituiu, recentemente, a figura do agente mobilizador do Enem nas escolas,  um servidor indicado pela dupla gestora das unidades que ofertam a 3ª série do Ensino Médio e VII Etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A superintendente de Ensino Superior da Seduc, Maria de Lourdes Lopes, destaca que uma das ações do Programa Pré-Enem Seduc, que objetiva potencializar a preparação dos estudantes e promover mais inclusão universitária, com estratégias que são executadas ao longo do ano letivo, é mobilizar e acompanhar os alunos desde a publicação do Edital do Enem e início da execução do cronograma, até a aplicação do exame e seu resultado.

“O agente mobilizador do Enem deve orientar e apoiar os estudantes sem a devida documentação quanto à aquisição dos documentos necessários; organizar espaço na sede da escola, com computador conectado à internet, para oferecer suporte aos estudantes durante todo o cronograma, guardando as devidas recomendações da OMS, Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado, por ocasião do isolamento social como prevenção à COVID-19; comunicar e mobilizar os estudantes e responsáveis nas mais diversas formas de comunicação remota e redes sociais sobre o cronograma; assegurar que 100% dos estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio e VII Etapa EJA realizem suas inscrições no Enem 2020”, explica a superintendente.

Para se inscrever no Enem 2020 será preciso ingressar no sistema informando seu número de CPF e data de nascimento; preencher todos os demais dados solicitados como endereço, telefone, e-mail; informar que tipo de prova de língua estrangeira prefere fazer; selecionar a cidade onde quer fazer as provas; especificar se precisa de algum tipo de atendimento especial (para pessoas com deficiência, gestantes, etc.); dizer onde concluiu o Ensino Médio; preencher com atenção todos os dados socioeconômicos solicitados e criar uma senha (a mesma que será usada mais tarde para acessar o cartão da inscrição e os resultados).

A diretora Ana Ferro, do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Fontes Ibiapina, relata que escola já se adequou a nova realidade e as orientações da Seduc quanto à instituição do Agente Mobilizador do Enem.

“O CETI Fontes Ibiapina designou uma funcionária para atender os alunos do 3º ano do Ensino Médio com a parte burocrática do Enem, que inclui a inscrição e outros atos. Abrimos um grupo de Whatsapp no qual incentivamos e orientamos desde a documentação até a inscrição, desse modo conseguimos fazer a inserção de todos, está sendo muito interessante”, diz a diretora.

A estudante do 3º ano do Ensino Médio no CETI Fontes Ibiapina, Eva do Livramento Souza estuda, agradece a agente mobilizadora Gracilete Brandão pelo auxílio nos passos para pedir a isenção da taxa de inscrição do Enem.

“Foi muito bom, pois muitos de nós não sabíamos como realizar os processos. Ter alguém da escola para nos auxiliar é gratificante e se hoje deu certo nossa inserção, temos que ser gratos a ela. Segunda começa a inscrição e ela já está nos apoiando, isso é ótimo. Parabéns por essa ótima inciativa”, conclui.

No município de Monsenhor Hipólito, no CETI José Alves Bezerra, a diretora Josefa Ilza Neta afirma que o trabalho da agente mobilizadora do Enem tem sido desempenhado com êxito pela coordenadora Andreia Gieze Sousa, que utiliza de todos os meios disponíveis para comunicar-se com os alunos diariamente.

“Em tempos de pandemia, esse trabalho é mais informativo, mobilizador e de divulgação nas redes sociais. Toda a logística tem sido feita por meio virtual. O mais importante é que essa dinâmica tem surtido o efeito desejado”, fala a diretora.

Andréia Gieze Sousa completa afirmando que 100% de alunos fizeram a solicitação de isenção e a mobilização para as inscrições no Enem já começou. “Tenho certeza que teremos êxito também, pois, apesar das limitações, o nosso propósito de ensinar e preparar o nosso aluno para alcançar um futuro promissor continua intenso e diário. Estamos mantendo o elo de comunicação essencial para atingirmos o nosso principal objetivo, que é ensinar, motivar e socializar os nossos jovens para o mundo que eles encontrarão, além dos muros da escola”.

As inscrições para Enem iniciam na próxima segunda-feira (11), a partir das 10h, e seguem até às 23h59 do dia 22 de maio. Nesse período, os candidatos precisam preencher os dados necessários na Página do Participante ou no aplicativo Enem, optando, entre outros pontos, pelo Enem Impresso ou Enem Digital.

Cronograma Enem – maio

Dia 11

Início do período de inscrição;

Início do período para pagamento da taxa de inscrição;

Início do período de solicitação de atendimento especializado do Enem impresso.

Dia 22

Fim do período de inscrição;

Fim do período de solicitação de atendimento especializado do Enem impresso;

Fim do período para alteração de dados cadastrais, município de provas, opção de língua estrangeira.

Dia 25

Início do período de solicitação para tratamento pelo nome social;

Dia 28

Termina o período para pagamento da taxa de inscrição

Dia 29

Fim do período de divulgação do resultado da solicitação de atendimento especializado do Enem impresso;


Fonte: Com informações da Ascom
 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *