Taxa de transmissão atinge o menor índice no Piauí e reforça retomada

Pesquisa aponta que o Piauí alcançou a marca de 416 mil infectados, porém, a taxa de transmissibilidade caiu para 0,86 e o ritmo de crescimento diminuiu.

Em videoconferência realizada nesta quinta-feira, 02 de julho, o governador Wellington Dias (PT) e o diretor do Instituto Amostragem, Batista Teles, apresentaram o resultado da nona rodada da pesquisa sorológica realizada entre os dias 27 e 30 de junho em 11 municípios piauienses. Ao todo, foram realizados 4.014 testes, com margem de erro de 2%, encontrando-se infectados em 513 domicílios. Usando o modelo estatístico, estima-se que 12,33% da população piauiense já foi contaminada pelo novo coronavírus, o que representa 416.696 pessoas.

“Encontramos 511 domicílios com testes positivos, isso dá uma taxa de 12,73% de infecção, projetando isso para a população piauiense estimamos 416.696 pessoas com o vírus, a taxa de subnotificação caiu um pouco, estava em 27 caiu para 22, ou seja, para cada caso notificado, há 22 que não foram informados. Fazendo um comparativo na sétima onda que foi aquela que explodiu, o crescimento relativo foi de 24%, tinha sido de 151% na última rodada. Vemos que o crescimento começa a cair, chegamos num índice de quase 13% e vamos ver que os resultados por tipo de teste justifiquem essa redução no crescimento relativo”, indicou Batista Teles.

Diante dos dados, o governador enalteceu a redução no ritmo de crescimento da transmissão no Piauí. “Aquele esforço que todos nós fizemos, teve um bom resultado e temos sim chance de vencer o coronavírus no Piauí”, afirmou.

Através da pesquisa, a equipe da Secretaria de Saúde fez um diagnóstico sorológico, apontando que pela primeira vez a taxa de transmissibilidade (R0) no Piauí ficou abaixo de 1, alcançando portanto, o índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), dando mais  tranquilidade ao processo de retomada gradual.

“Como já foi enfatizado, o nosso índice de transmissibilidade diminuiu do último dia 20, para o dia 30, saindo de 1,8 para 0,87. Em 20 de junho, 100 pessoas infectados estavam transmitindo para 180 pessoas, e agora cada 100 contaminados estão  transmitindo para 87 pessoas”, afirmou a biomédica da Sesapi, Ester Miranda.

 

Fonte: Meionorte

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *