UFPI abrirá vagas para cursos de energias renováveis e gestão de dados

Segundo a instituição, está prevista a abertura de 300 vagas, das quais 150 são para Tecnólogo em Energias Renováveis, em Teresina

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) vai ofertar dois novos cursos: Tecnólogo em Energias Renováveis e Tecnólogo em Gestão de Dados, os primeiros da instituição nessa modalidade. Os cursos terão duração média de 3 anos e meio.

Segundo a instituição, está prevista a abertura de 300 vagas, das quais 150 são para Tecnólogo em Energias Renováveis, em Teresina. As outras 150 são para Tecnólogo em Gestão de Dados, divididas entre Teresina (75) e Bom Jesus (75).

Os cursos serão ofertados pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) já para o semestre 2022.2 e o acesso será por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), através de processo seletivo, conforme edital específico.

A Diretora do CEAD, Lívia Nery, destacou que a modalidade tecnólogo tem como vantagens serem cursos superiores mais rápidos e de grande aplicação social e ao mercado de trabalho. Ela frisou, também, que os cursos escolhidos pela UFPI são muito relevantes e inovadores para a região. “Vão fortalecer bastante a cadeia de sustentabilidade e produção de energia, bem como o desenvolvimento tecnológico das áreas de turismo, saúde, comércio e agro no curso de gestão de dados”, ressaltou.

Saiba mais sobre os dois cursos

Tecnólogo em Energias Renováveis – O projeto do curso Tecnólogo em Energias Renováveis destaca que o campo de energias renováveis é uma área cada vez mais emergente, do ponto de vista socioeconômico e que agrega a todos os princípios de desenvolvimento sustentável e de preservação do meio ambiente. Ter profissionais qualificados na área, sobretudo contemplando regiões do estado onde as características geográficas e ambientais são propícias à instalação e desenvolvimento de tais energias, é de interesse e necessidade da sociedade piauiense.

Tecnólogo em Gestão de Dados – Já o projeto do curso Tecnólogo em Gestão de Dados frisa que ele foi pensado para a gestão dos negócios em cada um dos diversos segmentos econômicos que demanda por profissionais capazes de aferir e tratar dados para que as decisões estratégicas sejam corretamente balizadas. Tem a missão de contribuir para uma demanda de profissionais qualificados para enfrentar os desafios impostos pela área em crescimento em nível mundial e oferece alternativas de formação para atendimento de demandas voltadas especificamente para as necessidades locais.

Por Meio Norte

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *