Dois projetos de lei de autoria do Executivo são apresentados durante sessão da Câmara Municipal de Patos do Piauí

Durante Sessão Ordinária remota da Câmara Municipal de Patos do Piauí, realizada neste sábado (2. Out) presidida pelo vereador Cornélio (PSD) e que contou com a presença dos vereadores, Helinho (PP), Chico de Oseias (PP), Tonhão (PP), Wilson Vieira (PSD), Marlon Costa (PSD) e da vereadora Zuleide Costa (PP), dois projetos de lei de autoria do Executivo Patoense, foram apresentados em plenário.

O primeiro foi o Projeto de Lei nº 008/2021, que trata sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estima receita e fixa despesa do município de Patos do Piauí para 2022 em R$ 26.824,000,00 (vinte e seis milhões e oitocentos e 24 mil reais) e o segundo foi o Projeto de Lei nº 009/2021, que dispõe sobre o Plano Plurianual referente ao quadriênio 2022 a 2025, que foram encaminhados para as duas comissões permanentes da Casa.

Após a apresentação dos projetos os vereadores se pronunciaram sobre vários assuntos de interesse da comunidade patoense.

A vereadora Zuleide Costa (PP) lamentou pelo fato da sessão está sendo realizada de forma remota: “Temos aí uma situação alarmante no nosso município de Patos, muito preocupante, acho que de surpresa, relaxou demais. Quero cobrar aqui da Secretaria de Saúde, que procurasse comprar esses testes de swab, porque sabemos que o teste rápido não tem mais eficácia, pois estes testes rápidos só são usados em adolescentes e crianças que ainda não tomaram a vacina. Peço que façam um esforço para que comprem esses testes, porque a população tá tendo que comprar, tenho ouvido muitas reclamações, e  ele é muito caro”, disse.

A vereadora criticou o prefeito por ter feito uma carreata durante a entrega do caminhão compactador de lixo: “Acho desnecessário. Poderia ter recebido na prefeitura. Porque uma vez que ele fez isso, surge o questionamento da população: ‘o prefeito tá fazendo carreata e proíbe a gente de abrir o bar?’. Tem que procurar dar o exemplo, por mais que não tenha havido aglomeração”, cobrou Zuleide.

O vereador Chico de Oseias (PP) iniciou falando sobre o susto que o município está passando devido ao aumento dos casos de Covid-19, e acrescentou: “Reforço o que a vereadora Zuleide falou, que a Secretaria de Saúde procure comprar e manter os testes swab, porque devido a carestia das coisas, nem todos tem condições de pagar para fazer este teste na famácia”, também falou sobre a carreata “claro que todo mundo que recebe uma conquista como essa, quer mostrar, mas no momento não é possível, nós, como autoridades, temos que dá exemplo mesmo”, e ao finalizar disse “em relação a pandemia, vamos tentar controlar, porque é muito caso para um município pequeno como o nosso”, relatou.

O vereador Antonio Rufino o “Tonhão” (PP) disse que “Infelizmente tá todo mundo assustado devido aos problemas que estão  acontecendo no município”, disse referindo-se ao aumento no número de casos do novo coronavírus em Patos “quero pedir a todos que também colaborem”, pediu e também reconehceu o trabalho da gestão municipal “quero parabenizar também o prefeito pela recuperação da passagem molhada do Saco da Ema que foi recuperada e também pelo conquista carro do lixo (Caminhão Compactador), é uma conquista. Só eram carros velhos fazendo o recolhimento do lixo”, lembrou.

O vereador José Hélio o “Helinho” (PP) começou fazendo uma cobrança da sessão anterior: “Sobre o poço do Poço do Boi. O povo está em dificuldade sobre o problema da água. Dizer ao colega Wilson que é o líder da situação, que tome providência neste sentido, levando esta mensagem até o gestor para mande arrumar aquele poço”, e fez outra cobrança “peço ao gestor que adquira estes testes, porque quem tomou as duas doses, esse teste não serve mais, tem que ser o teste swab e nem todos podem comprar.”

Helinho também falou sobre a entrega do caminhão compactador de lixo: “Reconheço a conquista, é um bem importante para o município, mas acho desproporcional a maneira como feita. Poderia ter reunido só suas lideranças durante a entrega. Vi muita gente, povo comentando “se o prefeito pode fazer isso, porque eu não posso?’ Nós, como pessoas públicas temos que tomar cuidado quando for fazer esse tipo de coisa”, alertou.

Líder da situação na Casa, o vereador Wilson iniciou dizendo: “Em relação a sessão anterior, temos que enviar um ofício para a Equatorial sobre a iluminação da quadra, reforçando o pedido”, e discorreu sobre a pandemia no município “Na semana passada o município havia realizado em torno de 100 testes somente nas localidades Umbuzeiro e Lagoa das Pedras e enviados para o Lacen em Teresina”, e informou “a secretária municipal de Saúde esteve na Sesapi, participando de reunião, tratando de vários assuntos sobre a saúde municipal, conseguiu mais testes e será feita uma triagem para que sejam realizados. Foram trazidos também testes swab que serão feitos dentro da necessidade, com o val do profissional de saúde”, e concluiu falando sobre a entrega do caminhão compactador: “cheguei a questionar se era viável aquela carreata. Seguimos todos os protocolos, com máscaras, álcool em gel e cada um em seu carro, e acompanhamos por sermos lideranças e gratos pela conquista para com o município”, relatou.

O vereador Marlon Costa (PSD) começou falando sobre o aumento dos casos da Covid-19: “Pela primeira chegou a 61, desde quando começou a pandemia, um número muito alto. Vejos que a populaçao não tem tomado os devidos cuidados, não tem feito a sua parte”, e se solidarizou “quero deixar os meus sentimentos aos familiares do Sr. Anacleto da Lagoa das Pedras, mais uma vítima do coronavírus.”

Marlon relatou sobre uma fato ocorrido no município: “Nesta semana, segunda-feira, aconteceu um assalto à mão armada, fato que não occoreu aqui, pelo menos não é do meu conhecimento. Isso é o caos. Realmente é difícil e o povoado Cajueiro está complicado. Se medidas urgentes não forem tomadas a coisa vai ficar feia, pior ainda. O caso aconteceu muito cedo, não era nem 19h ainda”, e acrescentou: “Quem conhece o Cajueiro, quem vive no Cajueiro, sabe que está como uma favela”, lamentou.

O vereador Cornélio relatou que esta foi a primeira vez que presidiu uma sessão e de uma forma que nunca havia participado, remota, e também entrou no tema que dominou a sessão: o aumento dos casos da Covid-19 em Patos: “É uma situação triste, e é aquilo que eu venho falando nas sessões anteriores, muito difícil de se controlar, porque a população já perdeu o medo. Mesmo tendo sido proibido festas, eventos e aglomerações, mesmo assim, as porteiras estão abertas, não tem jeito”.

Cornélio opinou sobre a violência que vem ocorrendo no povoado Cajueiro: “Cabe a nós, Marlon, vereadores, fazermos uma reunião com o prefeito e autoridades policiais, porque se não tive um ‘aqueta” aí é só o começo”, expressou.

Por Portal Saiba Mais

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais