I Jornada Municipal de Planejamento Cultural e Turístico é realizada em Jaicós

A Prefeitura de Jaicós, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e conselhos municipais de Cultura e Turismo realizou na manhã desta sexta-feira (9.set), a I Jornada Municipal de Planejamento Cultural e Turístico.

O evento foi realizado no auditório da Assistência Social, no centro da cidade e contou com a presença da secretária municipal de Cultura, Alessandra Leal, do secretário municipal da Juventude, Esporte, Lazer e Turismo, Osmildo Oliveira, vereador Zé Reis, vereadora Sirlene Lopes e agentes culturais do município.

O Grupo Cordão de Ouro, coordenado pela mestra Mazé, fez uma breve apresentação na abertura do evento.

Alessandra Leal, que comanda a Cultura no município, agradeceu a presença de todos os participantes da Jornada.

“Primeiro, gostaria de agradecer a presença de todas as entidades

da sociedade civil, o apoio do Poder Executivo na pessoa do prefeito Neném de Edite, do Poder Legislativo, na pessoa so presidente da Câmara, vereador Bosquinho, das secretarias municipais que nos ajudaram e apoiaram na realização desta jornada I Jornada Municipal de Planejamento Cultural e Turístico, em especial a Secretaria Municipal da Juventude, Esporte, Lazer e Turismo, e dizer que essa jornada visa aprofundar discussões sobre questões da área da cultura como também do turismo.

A cultura e o turismo vem apresentando uma valorização considerável nos últimos anos, sendo fundamentais para o desenvolvimento do município.

Tem sido um elemento importante para a promoção do desenvolvimento em diversas partes do mundo como também dos municípios. Desejo a todos os envolvidos um virtuoso trabalho no cumprimento dessa missão Esperamos que essa jornada traga excelentes resultados para a cultura e o turismo jaicoense”, desejou.

A condução da Jornada ficou por conta do professor Edson que discorreu sobre as estratégias para proporcionar aos fazedores de cultura e ao Trade Turístico, o acesso aos meios de produção, propondo também universalizar o acesso à produção e à fruição dos bens, serviços e espaços culturais.

“Basicamente a gente relembrar de onde viemos para saber para onde nós vamos. Todos os dias somos estuprados culturalmente por trabalhos de qualidade duvidosa, alavancados na mídia e a nossa cultura vai ficando. Então, hoje é feio ser vaqueiro, mas é bonito ser caubói. É contra isso aí que a gente tá trabalhando, a gente tá trabalhando no sentido de retornar as nossas raízes. Acho que ninguém melhor do que o nordestino tem uma cultura tão rica e tão promissora”, e falou sobre sobre as perspectivas do trabalho cultural no município “a Secretaria Municipal de Cultura, juntamente com a Secretaria Municipal da Juventude, Esporte, Lazer e Turismo, irá encaminhar um plano de trabalho para a Câmara Municipal para posterior aprovação, que tem um prazo de quatro anos. A partir deste plano a sociedade de Jaicós vai poder executar ou não.”

Imagens:

Por Portal Saiba Mais

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais