Patos-PI- Após aprovação da LDO, vereadores vão à tribuna e abordam assuntos relacionados ao município

No sábado (10.jun) a Câmara Municipal de Patos do Piauí realizou mai uma sessão ordinária que foi presidida pelo vereador Marlon Costa (PSD) e que contou com a presença de mais 7 vereadores: Wilson Vieira (PSD), Francisco Evaristo o “Sarrika” (PSD), Cornelio Edmundo (PSD), Luzitânia Dias a “Taninha” (PSD), José Helio “Helim” (PP), Chico de Oséias (PP) e Zuleide Costa (PP).

Após a aprovação por unanimidade da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício do ano de 2024, que estabelece quais serão as metas e prioridades da Prefeitura de Patos, os veeradores foram à tribuna e abordaram assuntos relacionados ao município.

O vereador Wilson Vieira (PSD) líder do prefeito na Casa, iniciou o segundo expediente agradecendoa  Deus por mais um dia de trabalho e abordou alguns assuntos.

“Falando questão dos precatórios, o município paga direto o valor de até R$ 7.500,00 reais, e a cima desse valor se torna precatório, conforme o valor que a Justiça determinar   Quando o município for notificado será parcelado em muitos anos. Alguns valores são altos e o juiz é quem determina, fato que se se torna precatório.

Nesta semana questionei o prefeito com relação as estradas e ele me disse logo será iniciado o serviço.

Nesta semana também o munícipio foi aprovado na Lei Paulo Gustavo, que são recursos que vem para o município e vão melhorara a questão dos artistas, dando incentivo à cultura.

Dentro da Semana do Meio Ambiente, o dia 05 de junho o município fez várias ações para que o selo permaneça e com isso para melhorar o repasse, foi feito a colocação de placas, plantio de mudas, ações recomendadas pela nossa assessoria na questão ambienta.l estamos sendo mais efetivos.

E hoje, está sendo feito noá no CRAS,  Curso de Brigada de Incêndio, promovido em a parceria do município com o SENAR, uma das exigências para o selo ambiental.

Na secretaria de Educação, no dia 27, foi promovido o  curso de primeiros socorros nas escolas, orientando como os professores e funcionários.

Quero informar que o município está concluído a instalação de mais um sistema solar no poço da Queimada Grande. Faz parte da questão ambiental.

Deixar aqui meus parabéns para Naú e Johnson pela organização da Primeira Cavalgada do povoado Cajueiro, e ao prefeito e a  prefeitura pelo apoio que deu ao belo evento, e também parabenizar ao prefeito municipal pela aprovação das suas contas do exercício de 2021.”

O vereador Francisco Evaristo “Sarrika” (PSD) iniciou lamentando as perdas de preciosas vidas no município.

“Quero deixar meus sentimentos a Reginaldo da Costa figueiredo, Silvia Rosa de Sousa  e Sebastião Pedro de Oliveira.

Quero também agradecer ao prefeito Joaquim Neto.  A gente vem há muitos anos cobrando pelo abastecimento de água na região e finalmente fomos atendidos. A prefeitura comprou vários canos para tirar de dentro das propriedades, melhorando assim o abastecimento de água para cada um da região”.

A vereadora Luzitânia Dias a “Taninha” (PSD) iniciu agradecendo a Deus por mais um dia na Casa e felicitou.

“Quero parabenizar o município pela conquista, por ter feito o  plano de ação do Projeto da Lei Paulo Gustavo. São recursos que virão futuramente para a cultura do nosso município, e está de parabéns porque nem todos os municípios tiveram essa conquista.

Parabenizar aqui pela educação ambiental. Foram feitas várias limpezas na margem no Rio Itaim, na Barragem do Poço Marruá e colocaram placas de orientação.

Gostaria também de lamentar as perdas de Reginaldo da Costa Figueiredo, Sílvia Rosa de Sousa e Sebastião Pedro de Oliveira”.

Já a vereadora Zuleide Costa (PP) começou abordando sobre as estradas do município, no que diz respeito a areia e ao roço.

“Principalmente naquela estrada que liga Bom Jardim à Lagoa das Pedras, lá tem areia demais e também a questão do roço, que eu sempre digo que quando os matos estão muito grandes, que quando a gente passa de moto, tem uma Jurema que agarra no braço da gente”,  e abordou outro assunto “fui procurada pelos pais para reclamar dos motoristas que estão dirigindo os ônibus escolares, estão cometendo muitas imprudências, andando em alta velocidade. Eu fiquei sabendo que teve um pequeno incidente em que o motorista não conseguiu controlar o ônibus, eu peço que o prefeito reveja esses motoristas, questiono também se eles tem habilitação e se tiver, se eles tem a categoria correta para estar dirigindo”.

Zuleide lamentou o falecimento de seu Sebastião e acrescentou.

“Teve um funcionário da prefeitura que veio a óbito. Com relação a esse acidente, faço alguns questionamentos. eu sei que não é hoje, não é da gestão do prefeito Joaquim Neto, são em todas as gestões, então eu acredito que isso deveria servir de lição, porque eu acredito que eles não tenham os EPIS e os EPCS, trabalham sem nenhuma segurança, arriscando suas vidas. Também quero questionar o que será feito a partir de agora. Então eu peço para que Joaquim Neto possa fazer a diferença e que ofereça cursos de capacitação profissional”.

O vereador Chico de Oséias (PP) iniciou sua fala fazendo uma reclamação.

“Nós temos uma obra lá no povoado Cajueiro, não é a primeira vez que esse cidadão faz alguns serviços de construção por lá, e deixa as ruas interditadas por muito tempo.  Infelizmente nós estamos com uns três meses com uma rua interditada, sem necessidade,s. As ruas de calçamento, elas  tem um prazo no máximo 15 dias para ser liberado e estamos com três meses ou mais.

Nós tivemos diversas reclamações de pais de alunos sobre a questão dos carros abertos que ainda circulam no nosso município, principalmente na região do Cajueiro.  Eu tenho fotos  aqui de alunos andando  pendurado!  É óbvio que é uma irresponsabilidade do aluno, mas se ele andasse em um transporte adequado não teria como ele se pendurar.

Quero parabenizar os organizadores da cavalgada do Cajueiro. É  um orgulho ter acontecido no Cajueiro e pelo esforço que o prefeito também fez pra isso acontecer. Quero parabenizar Naú o Johnson e todos nós que participamos.

Quero aqui também deixar meu pêsames para as famílias que perderam seus entes queridos. O Reginaldo, tive o prazer de ser o primeiro vereador que ele votou”.

O vereador José Hélio o “Helim” (PP) disse que ouviu atentamente o discurso de cada parlamentar.

“Quero enaltecer os dois discursos dos colegas da oposição, vereadora Zuleide e vereador Chico Oseas, e dizer para as pessoas que estão nas redes sociais nos assistindo, que é para isso que existe situação e oposição, é a regra do legislativo.

Sabemos que não existe nenhuma gestão perfeita.

Eu queria começar a falar das perdas no nosso município, minha tia Silvia, que Deus coloque em um bom lugar. O Reginaldo da Costa Figueiredo e o Sebastião Pedro de Oliveira.

Eu vi aqui a questão desse pregão que foi feito na prefeitura, com cada pessoa é individual e ali tem vários requisitos, que a gente sabe que não cumpridos. Pelo o que eu vi na licitação, e se tem o nome de alguém de dono de carro lá, não consta, só a rota, mas não aparece. Eu eu vou até pedir depois ao Iranildo, através de ofício, que faça um requerimento, que chegue até o vereador Helinho essa listagem com nome do dono dos carros.

Eu vi que para você ser motorista escolar, precisa de uma qualificação. Porque como aconteceu esse acidente, pode acontecer esse fato de aluno ser carregado com as pernas do lados de fora. A gente fala para que o prefeito procure sanar esse problema.

Essa lei Paulo Gustavo que realmente foi aprovada, parabéns ao município”, concluiu.

O presidente da Casa Legislativa Patoense, vereador Marlon Costa (PSD), último a se pronuncniar na sessão, também agradeceu por mais um dia de trabalho e parabenizou os organizadores da cavalgada.

“Quero aqui deixar meus parabéns à organização da I Cavalgada do povoado Cajueiro, onde superou as expectativas, com apoio do prefeito, e todos que contribuiram para que o evento acontecesse da maneira que foi realizado. Estava presente o Portal Saiba Mais, que esteve fazendo a cobertura e o Zé Acelino, que fez a transmissão pela TV Bola no Ar.

Quero falar também dos poços que estavam perfurados, há muito tempo, mas devido a questão da energia, não estava funcionando ainda, como é o caso do poço alí da chegada do Morro da Onça. Até que enfim a Equatorial veio colocar esse transformador para que a população possa usufruir desses poços que estavam parados.

Quero aqui também falar a respeito das estradas. Estive com o prefeito e segundo o que ele me passou, segunda-feira a patrol vai começar.

Quero aqui também lamentar as mortes no nosso município, do Reginaldo da Costa Figueiredo, Sílvia Rosa de Sousa e Sebastião Pedro de Oliveira.

Quero aqui também deixar o convite para todos os vereadores e vereadoras para participarem dos Festejos do Morro da Onça, está acontecendo e dia 13 será a noite do Poder Executivo e Legislativo do padroeiro Santo Antônio.

Os festejos do povoado Cajueiro, Sagrado Coração de Jesus, vão ser inicados agora dia 21 de junho, com o encerramento no dia 30”, finalizou.

Mais imagens da sessão:

Por Portal Saiba Mais

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais