Câmara de Jaicós aprova projeto de autoria do vereador Zé Reis que inclui o Festival de Violeiros no calendário de festas culturais do município

 A Câmara Municipal de Jaicós aprovou nesta sexta-feira (30.jun) o Projeto de Lei n° 12/2023, de autoria do vereaor Zé Reis (PSD) que inclui o Festival de Violeiros no calendário de festas culturais do município.

O vereador Zé Reis justificou a iniciativa do projeto.

“Entendida como uma modalidade poética oral e improvisada, com regras fixas e modalidades, e acompanhada pelo som da viola por violeiros que duelam, a cantoria de improviso está presente no solo nordestino há tempo suficiente para ser reconhecida como um elemento da representatividade no município de Jaicós.

Criados geralmente nas zonas rurais dos mais diversos estados do Nordeste, oriundos de famílias humildes, crescidos ao som das músicas que embalavam e embalam as mais diversas festividades familiares ou até mesmo apenas para preencher o vazio muitas vezes deixado pelo silêncio, os repentistas se dizem fascinados pela viola desde sempre.

Um festival desses é uma grande possibilidade de outros adultos, jovens e crianças despertarem interesse, criando-se assim uma nova geração de violeiros e amantes dessa arte. É de muita importância a valorização desse tipo de arte e cultura.”

Por Portal Saiba Mais

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais