Previsões meteorológicas apontam B-R-O-Bró menos seco no Piauí

As previsões meteorológicas para os meses de agosto, setembro e outubro no Brasil apontam que B-R-O-Bró não será tão seco este ano no Piauí. Segundo o professor de climatologia, Werton Costa, a causa dessa condição é gerada pelo efeito La Nina.

“A previsão apresenta chuva entre 20 a 40% acima da média de 5 a 10mm nesses meses que praticamente não tem chuva, sendo agosto o pior mês de chuva”, esclarece o professor.

De acordo com Werton Costa, apesar do pequeno aumento da média desse período, não signfica que ocorrerá grandes temporais no estado.

“Não é algo surpreendente, mas é algo interessante porque nós poderemos ter algum registro de chuva pontual em alguns lugares, mas nenhum temporal”, esclarece o professor.

O fenômeno La Nina é caracterizado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico, desencadeando uma sucessão de efeitos climáticos em todo o país.

Ainda segundo o professor as previsões também mostram que a região sul do País sofrerá com a seca durante esse período, prejudicando principalmente o abastecimento de água dos estados.

“Isso não é positivo porque significa que no Sul do Brasil era secar, não terá chuvas suficientes para encher os reservatórios, causando crises nos recursos hídricos da região”, explica o professor.

Rebeca Lima, Cidade Verde

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais