Exames cadavéricos voltarão a ser realizados em Picos

Uma comitiva formada por vereadores, deputados, pelo secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, coronel Rubens Pereira, e representantes de várias secretarias do Estado, visitou na manhã desta segunda-feira (30), as instalações do necrotério do Hospital Regional Justino Luz, em Picos, que passará por uma pequena reforma para funcionar de forma provisória o IML, e a nova sede da Delegacia de Homicídios, Tráfico de drogas e Latrocínio (DHTL), que abrigará uma parte da Polícia Cientifica.

Estiveram presentes na visita os vereadores Chaguinha, Dalva Mocó, Gilson Nunes, Filomeno Portela, Renato, Maté, Valdivía, Zé Luís, Pedro Pio, Toinho de Chicá e Wellington Dantas. Os deputados estaduais Belê Medeiros, Nerinho e Carlos Augusto e o deputado federal, Fábio Abreu, também participaram do momento.

O presidente da Câmara Municipal de Picos, o vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB), destacou que haverá uma audiência pública para definir de vez sobre a sede do IML de Picos.

“O juiz ele foi muito gentil e atencioso, em relação as propostas do Estado. O que se vai fazer é atender a demanda da decisão judicial, simplesmente fazer as adequações necessárias na sala de necropsia, para que os corpos que necessitem de perícia, sejam avaliados no hospital regional, para isso o necrotério vai passar por algumas adequações. O Estado vai ser responsabilizar para que nos próximos 30 dias a gente possa concluir, e no dia 23 de setembro haverá uma audiência pública, onde vamos reunir o juiz do Ministério do Trabalho, o Ministério Público, o governo do Estado, deputados e vereadores para que a gente possa tomar uma decisão definitiva”, disse Chaguinha.

Presidente da Câmara Municipal de Picos, o vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB). Foto: Wesley Monteiro

O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Rubens Pereira, participou da visita e frisou que espera que em breve esse problema seja solucionado.

“Nós já estamos devendo isso a Picos há algum tempo, eu e o secretário Florentino estivemos aqui há alguns meses atrás, estabelecemos estratégias que ainda não foram concluídas, pois queremos uma solução definitiva para funcionar a polícia científica aqui na região”, frisou o secretário Rubens Pereira.

O diretor da polícia cientifica do estado do Piauí, Antônio Nunes, ressaltou que o necrotério do Hospital Regional de Picos vai passar por uma pequena reforma, onde funcionará de forma provisória o IML de Picos.

“A gente vai fazer uma obra aqui no necrotério do Hospital Regional de Picos para dá uma melhorada nele para se fazer temporariamente, e os peritos criminais vão ficar em duas salas na Delegacia de Homicídios, Tráfico de drogas e Latrocínio de Picos, enquanto se faz o local adequado com laboratório, câmara fria para guardar cadáver, com mesas de necropsias mais adequadas, com exautores, enfim, isso que vai ser feito com o projeto definitivo”, explicou.

O deputado estadual Carlos Augusto, defendeu a implantação do IML em Picos.

“Eu tenho acompanhado e sei a importância que tem a cidade de Picos para toda região, e a importância que o Instituto Médico Legal para as pericias, para fazer todo o acompanhamento da criminalidade, todos os acompanhamentos técnicos, onde acompanho também o desespero das pessoas na hora mais difícil ter que levar o seu ente querido para a cidade de Floriano para fazer exame de corpo de delito. Nós estamos aqui hoje com o secretário de Segurança do Estado, com os representantes do secretário de Saúde, representantes da secretaria de Administração porque Picos merece ter um IML”, afirmou o deputado estadual Carlos Augusto.

O deputado federal Fábio Abreu, falou sobre as adaptações que o necrotério do Hospital Regional de Picos vai passar para poder atender o IML de forma provisória.

“Vamos fazer uma adaptação, já existe um raio x que é de propriedade da secretaria de Segurança Pública, já o espaço que existe do necrotério no Hospital será adaptado, principalmente a questão do ar do exaustor. Então são adaptações que faremos juntos com a secretaria de Saúde do Estado para que isso aconteça”, destacou o deputado federal Fábio Abreu.

 

Por JP online

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais