Barragem de Boa Esperança ultrapassa 80% da capacidade eleva vazão e faz alerta aos ribeirinhos

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informa que neste sábado (26/03) vai aumentar a vazão de saída na Usina de Boa Esperança (PI), dos atuais 988 metros cúbicos por segundo (m³/s) para o patamar de 1.200 m³/s, devendo permanecer neste valor até nova avaliação.

A alteração se dá diante do aumento na incidência de chuvas na Bacia do Velho Monge, ocorrida nos últimos dias, e pelo nível do reservatório de Boa Esperança ter superado seu volume de espera para o período, com aproximadamente 81% de sua capacidade.

A situação hidrológica no Rio Parnaíba é permanentemente monitorada pela Chesf, que pode alterar a vazão de acordo com a evolução nos índices pluviométricos ou com a necessidade de geração, conforme sejam as necessidades de geração de energia apresentadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A Companhia chama atenção, ainda, para a importância da não ocupação das áreas no leito do rio, haja vista eventual aumento no nível das águas, visto que ainda estamos durante o período úmido, que se prolonga até final de abril.


Fonte: Chesf

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *