BC confirma vazamento de dados de 160 mil chaves Pix

O vazamento dos dados aconteceu no período entre os dias 3 e 5 de dezembro do ano passado

O Banco Central (BC) confirmou nesta sexta-feira, 21, que houve um vazamento de dados pessoais de mais de 160 mil chaves Pix da Acesso Soluções de Pagamento. De acordo com a instituição financeira, falhas pontuais no sistema da Acesso teriam sido responsáveis pelo vazamento.

Em nota, o BC informou que dados sensíveis e protegidos pelo sigilo bancário — como senhas, saldos e movimentações — não foram atingidos. As informações expostas são, em linhas gerais, relacionadas a dados cadastrais que não permitem movimentação de recursos, de acordo com o banco.

O vazamento dos dados aconteceu no período entre os dias 3 e 5 de dezembro do ano passado. Entre as informações expostas, estão nomes de usuários, CPFs, números de agência e conta.

A Acesso é uma instituição de pagamento que oferece serviços como cartões recarregáveis, banco digital e plataformas financeiras. Já as chaves Pix são uma identificação da conta para facilitar as transações pelo sistema de pagamento instantâneo do BC — elas podem ser um número de telefone, um e-mail, CPF, CNPJ ou uma chave numérica aleatória.

Segundo o BC, as pessoas que tiveram seus dados vazados serão notificadas pelo aplicativo da Acesso ou por meio do internet banking. A instituição esclarece que não fará qualquer tipo de comunicação por telefone, mensagens, SMS ou e-mail.

O BC garantiu ainda que foram tomadas as “ações necessárias” para apurar o ocorrido.

Este foi o segundo vazamento de dados de chaves Pix desde que o sistema foi lançado no Brasil, em novembro de 2020. O primeiro aconteceu em setembro de 2021 no banco Banese, do Sergipe. Na ocasião, quase 400 mil chaves foram vazadas.

Com informações do jornal O Globo

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais