Biden diz que tanto Hamas como Putin ‘querem aniquilar’ democracias

O presidente dos Estados Unidos transmitiu um comunicado diretamente do Salão Oval, na Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta quinta-feira (19) que tanto os militantes do grupo islamita palestino Hamas, que atacam Israel, quanto o presidente russo, Vladimir Putin, com a invasão da Ucrânia, buscam “aniquilar” democracias. “O Hamas e Putin representam ameaças diferentes, mas têm algo em comum: ambos querem destruir completamente uma democracia vizinha”, disse Biden em um discurso incomum, feito a partir do Salão Oval.

O conflito em Gaza — que está sob bombardeio e bloqueio israelense desde 7 de outubro — começou quando o grupo terrorista Hamas iniciou a Operação Enxurrada de Al-Aqsa, um ataque-surpresa multifacetado que incluiu lançamentos de foguetes e infiltrações em Israel por terra, mar e ar.

É dito que a incursão foi em retaliação à invasão da mesquita de Al-Aqsa e à crescente violência praticada por israelenses. Em resposta, o Exército de Israel, então, lançou a Operação Espadas de Ferro contra alvos do Hamas na Faixa de Gaza.

Invasão se aproxima

O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, garantiu às tropas do país que a incursão na Faixa de Gaza acontecerá em breve. O político, que conversou com soldados que estão posicionados perto da fronteira com a Faixa de Gaza, pediu a todos que se preparassem para a operação.

Segundo a NBC News, Gallant teria dito às tropas que elas poderão ver Gaza “de dentro” em um futuro próximo.

“Estejam prontos, a ordem [de entrada] chegará. E aqueles que agora veem Gaza de longe a verão de dentro. Prometo a vocês. Boa sorte”, disse o ministro da Defesa aos soldados do país.

Do R7, com informações da AFP


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais