“Espera em fila de cirurgia não deve passar mais de 2 meses”, afirma secretário de saúde do Piauí
Em entrevista ao Notícia da Manhã, o secretário estadual de Saúde, Antônio Luiz, destacou que a espera para cirurgias eletivas no Piauí não deve passar de dois meses. No sábado, 14 de outubro, o Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, em Bom Jesus, zerou a fila de procedimentos que estavam represados até o mês de março.
“A ideia principal de zerar a fila é conseguir reduzir o tempo de espera para no máximo 60 dias, meta estabelecida pelo governador. O Ministério da Saúde preconiza um máximo de quatro meses de espera, mas as cirurgias eletivas não deverão passar de dois meses no Piauí”, afirmou o secretário.
Segundo Antonio Luiz, a expectativa para o final deste mês de outubro é zerar a fila de espera no Hospital Getúlio Vargas (HGV) e no Hospital da Polícia Militar (HPM).
“No início do ano, quase 15 mil pessoas estavam na fila. Elaboramos um plano para zerá-la até o final do mês de outubro, e 12 hospitais do estado já a zeraram. Até o final deste mês, temos uma expectativa muito grande de zerar a fila no HGV e no HPM, que são os dois maiores aqui em Teresina. No entanto, ainda falta zerar filas em hospitais municipais e também concluir a fila da parte que o HU ficou responsável por fazer”, acrescentou.
O secretário de Saúde reforçou ainda o pedido para que os municípios piauienses incluam os pacientes no sistema de controle de filas do estado.
Fonte: Rebeca Lima | Cidade Verde
WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229