EUA confirmam caso de vaca louca

As autoridades norte-americanas não temem suspensão das exportações

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) confirmou um caso atípico da vaca louca. É o nome popular da Encefalopatia Espongiforme Bovina. O órgão informou sobre o animal doente na sexta-feira 20.

De acordo com as autoridades dos Estados Unidos, o diagnóstico de vaca louca ocorreu em um animal com cinco anos de idade. O USDA informou que o espécime nunca entrou nos canais de abate. O órgão não espera nenhum impacto comercial com o resultado.

Foi a sétima detecção da doença em território norte-americano desde 2003. Nesse intervalo, houve apenas um caso clássico. Ele ocorreu em 2001, em uma vaca importada do Canadá.

“Esta descoberta de um caso atípico não mudará o status de risco insignificante dos Estados Unidos e não deve levar a nenhum problema comercial”, disse o Serviço de Inspeção Sanitária Animal e Vegetal do USDA em comunicado. A instituição afirmou que a forma atípica “geralmente ocorre em bovinos mais velhos e parece surgir rara e espontaneamente”.

Assim como os Estados Unidos, o Brasil enfrentou um caso de vaca louca atípica. Ele ocorreu em um animal de uma fazenda de Marabá, no Pará. A descoberta resultou em um mês de suspensão das exportações de carne bovina brasileira para o mercado chinês, trazendo prejuízos ao aos produtores nacionais.

Fonte: Revista Oeste

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9417-2542

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais