Famílias ficam desabrigadas após água invadir residências durante chuva na Zona Norte de Teresina

Marcos Rolf, gerente da Defesa Civil Municipal, informou que as famílias vão ser encaminhadas para um local seguro.

Cerca de 8 famílias tiveram as casas alagadas no bairro Mafrense, na Zona Norte de Teresina. Com a chuva ocorrida entre sexta-feira (31) e este sábado (1), houve um aumento no nível das águas de uma lagoa, que acabou atingindo 8 residências.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a primeira chuva de 2022 foi de 101,8 mm e entra para a história como uma das maiores já registradas na cidade.

O nível de água de uma lagoa do bairro Mafrense acabou subindo e 8 residências foram atingidas. Os moradores tentaram salvar os poucos pertencentes que tinham, em um momento em que boa parte da população comemorava a virada do ano.

“Todo mundo comemorando e eu chorando porque a minha casa estava cheia de água e eu tentando retirar as minhas coisas. Então é muito difícil para mim”, lamentou a moradora Rosilene Sousa que mora com os filhos.

As famílias afetadas informaram que não sabem onde vão morar. “Saímos daqui era antes da virada do ano, dentro de água, com minha filha nos braços. Um ano que começa desse jeito, é muito difícil. Foi um sufoco. Agora preciso de uma casa para morar, só isso”, disse Célio Ricardo Oliveira, muito emocionado.

Os moradores afirmaram que a água só invadiu as residências porque a máquina que faz o bombeamento para a retirada da água da lagoa, não estava funcionando.

Casas são invadidas por água de lagoa durante chuva no bairro Mafrense, na Zona Norte de Teresina — Foto: Reprodução/TV Clube

Casas são invadidas por água de lagoa durante chuva no bairro Mafrense, na Zona Norte de Teresina — Foto: Reprodução/TV Clube

Marcos Rolf, gerente da Defesa Civil Municipal, informou que vai apurar se o bombeamento foi realizado. “Vamos ver o que está acontecendo, ontem estava funcionando e a recomendação é que seja feito diariamente esse bombeamento. Vamos verificar, mas ontem estava funcionando”, disse Marcos Rolf para a TV Clube.

Ele explicou que todas as famílias afetadas serão atendidas e encaminhadas para um local seguro. Outras famílias da região também estão em situação de risco.

“Essas família vão ser atendidas pela equipe de assistência social. Vão ser retiradas daqui e encaminhadas para um local seguro. A previsão é de mais chuvas, então vamos retirar essas famílias daqui”, explicou o gerente da Defesa Civil.

Aumento do nível do Rio Parnaíba

Na sexta-feira (31), a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou que, em virtude das fortes chuvas ocorridas na Bacia do Rio Parnaíba, o reservatório da Usina Hidrelétrica de Boa Esperança apresentou um armazenamento correspondente a 82,4% da sua capacidade, por isso foi realizada a elevação da vazão da usina 1.400 para 1.600 m³/s.

Rio Parnaíba, em Teresina — Foto: Marcos Teixeira/TV Clube

Rio Parnaíba, em Teresina — Foto: Marcos Teixeira/TV Clube

Com as chuvas e a vazão da usina, já é possível perceber o aumento do nível do rio Parnaíba em vários municípios do Piauí.

Por G1 PI

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais