Forte chuva com ventos arrasta carros e alaga ruas em Teresina; veja vídeos

Imagens que circulam nas redes sociais mostram a força das águas. A previsão para o Piauí é de mais chuvas.

A chuva com fortes ventos registrada na noite deste sábado (11), em Teresina, provocou diversos estragos, como várias avenidas alagadas e carros arrastados. 

Imagens que circulam nas redes sociais mostram a força das águas. Na zona Sul, imagens do bairro Promorar e Vamos Ver o Sol completamente alagadas chama atenção. Na zona Leste também há registro de ruas inundadas e veículos atingidos pelas águas.

A previsão para o Piauí é de mais chuvas. Pelo menos 163 municípios do Piauí devem registrar volumes acima de 20 mm por hora entre este sábado (11) e domingo (12), segundo aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O órgão emitiu, na manhã deste sábado, alerta com grau de severidade Perigo Potencial (amarelo), que deve durar pelo menos até a manhã de domingo.

Segundo o aviso, são esperadas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) em municípios das regiões Norte, Centro-Norte, Sudeste e parte do Sudoeste piauiense. Apesar da intensidade, o INMET informa que é baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O INMET informou nesta semana que a partir deste sábado (11) até, pelo menos, a sexta-feira (17), a previsão indica uma tendência de período mais úmido e com chuvas intensas e melhor distribuídas no Nordeste do Brasil, principalmente, no centro-norte da região, incluindo o Piauí.

“A configuração dos ventos em altos níveis da atmosfera, com a presença do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) ou de um Cavado sobre o Nordeste, não está favorecendo a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Nos próximos dias, tal configuração mudará e, com isso, a ZCIT começará a atuar mais ao sul, atingindo a região semiárida e posicionada próximo à climatologia (média histórica).”, informou o INMET.

“Entre os dias 15 e 16, a ZCIT poderá ficar mais ativa sobre grande parte da região, desde o litoral até o semiárido. Com isso, haverá a formação de instabilidades, aumento de nuvens convectivas do tipo Cumulonimbus (nuvens de tempestade) e, consequentemente, a ocorrência de chuvas torrenciais, acompanhadas de rajadas de vento, trovoadas/raios e volumes que, pontualmente, podem ultrapassar 100 milímetros (mm) em 24h.”, acrescentou o informativo.

Fonte: Meio Norte

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9417-2542

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais